Voluntários de Santarém há 145 Anos a Dar “Vida por Vida” - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 5 de novembro de 2016

Voluntários de Santarém há 145 Anos a Dar “Vida por Vida”


Na comemoração dos 145 anos dos Bombeiros Voluntários de Santarém, entre homenagens e elogios, ouviram-se também as reivindicações dos bombeiros junto do secretário de Estado da Administração Interna e do presidente da Câmara.

A Associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém comemorou esta terça-feira o seu 145.º aniversário que a torna na segunda mais antiga corporação de bombeiros do país, a seguir aos Voluntários Lisbonenses. As comemorações contaram com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, do presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Joaquim Leitão, do presidente da Câmara de Santarém Ricardo Gonçalves, entre outras entidades.

Na sessão solene, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém, Diamantino Duarte, voltou a reclamar a criação de um novo posto do INEM – Instituto Nacional de emergência Média junto desta corporação.

Já antes o comandante interino dos Voluntários de Santarém, Rui Carvalho desafiou o presidente da Câmara de Santarém, a fazer as contas ao serviço de proteção civil prestado pela corporação, para afirmar que os custos são superiores aos apoios oficiais. Também o presidente da direção Diamantino Duarte referiu que “em 20 anos nunca foram alterados os critérios de atribuição de apoios aos corpos de bombeiros do concelho, e pelo contrário, nos últimos anos, até nos foram reduzidos os apoios”, para lançar o repto ao presidente da Câmara para que reveja os critérios. Diamantino recordou ainda a ousadia que foi “a construção deste novo quartel em Santarém, que avançou sem quaisquer apoios oficiais, e ainda tivemos de pagar 20 mil euros de mais valias…”

Diamantino Duarte recordou a história da criação desta associação humanitária, para homenagear todos os bombeiros e dirigentes que têm cumprido ao longo destes 145 anos com a divisa “Vida por Vida”. Diamantino Duarte salientou que “a constituição dos Voluntários de Santarém foi uma iniciativa de um grupo de homens bons da cidade, liderado por Pedro Sousa Canavarro, e que é a segunda mais antiga do país, a seguir aos voluntários Lisbonenses”. A escritura foi assinada em 1871 no Teatro São João do Alporão em Santarém.

Na presença do secretário de Estado da administração Interna, Diamantino Duarte defendeu uma alteração às diretrizes que impedem a criação de novos postos INEM, em concelhos onde já exista esse serviço, enquanto todos os municípios do país não estiverem cobertos. Diamantino Duarte sustenta que os Voluntários de Santarém são uma das corporações do distrito que prestam mais serviços de socorro urgente, pelo que justificam ter uma ambulância de socorro suportada pelo INEM, a exemplo do que acontece com os Municipais de Santarém.

Fonte: O Ribatejo

Sem comentários:

Enviar um comentário