Tributo a Armando Pinto Lopes - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 26 de novembro de 2016

Tributo a Armando Pinto Lopes



ARMANDO PINTO LOPES
06-01-1925 / 25-11-2016

Entre-os-Rios está mais pobre, Penafiel está mais pobre, Portugal está certamente mais pobre.

Não tive o privilégio de trabalhar com este grande homem, mas quis o destino que o transportasse algumas vezes ao hospital, e apesar de muitas das vezes estar num estado de saúde muito grave, tinha sempre um sorriso para quem o socorria, e acima de tudo tinha sempre uma história de vida para contar.

Aos 91 anos, foi vencido pela morte.

Este não foi um homem qualquer, este foi um homem que lutou uma vida inteira para fazer a diferença, foi um homem que defendeu valores com unhas e dentes, este foi um homem que não tenho duvidas morreu a sorrir, e morreu a sorrir não só por não ter medo da morte como me disse uma vez, mas morreu a sorrir por tudo aquilo que fez em vida.

Pinto Lopes como era conhecido, chegou a ser presidente da direcção dos Bombeiros de Entre-os-Rios, e diz quem com ele trabalhou, que foi sempre um sonhador, que queria ir sempre mais além, e que nunca se dava por vencido quando lhe surgiam obstáculos.

Hoje deixo-lhe o meu tributo o nosso tributo, de todos aqueles que eram seus amigos, de todos aqueles que de alguma forma viveram perto de si, de todos aqueles que hoje choram a sua partida.

"Um homem de grande dimensão pessoal, cultural e política . Um exemplo. Entre-os-Rios e Penafiel ficaram mais pobres!"

"Um grande homem, único. Entre-os-Rios mais pobre, todos nós ficamos mais pobres com esta " ausência ". Lembrar-te-emos como pessoa boa, como contador de histórias, culto e ideias " firmes". Não te esqueceremos."

"Descanse em paz, nem tenho palavras para descrever tão grande homem , um grande Sábio, um grande lutador pela defesa da liberdade, pelos bons morais e bons costumes, bom conselheiro, comunicativo, honesto, amigo , emfim tinha muito mais a dizer , que Deus te dê o Eterno descanso , camarada amigo , saudades"

"Um Amigo do seu Amigo. Pelas mãos do meu pai, há mais de 40 anos conheci o Sr.Pinto Lopes. Divergiam na ideologia politica, mas a amizade e o amor ao FCPorto superava tudo isso. Um homem como ninguem a falar dessas terras localizadas entre os rios Tâmega e Sousa. Paz à sua alma."

"A freguesia de Eja e o município de Penafiel perdem, hoje, um grande Homem: O comunista aristocrata dos "sete costados". Nunca conheci ninguém que amasse tanto a sua terra, Entre-os-Rios, como ele. Até sempre Pinto Lopes."

"Ironias 
Soube agora da noticia da morte de dois comunistas dos sete costados. Pinto Lopes e Fidel Castro, na clandestinidade, terão combinado partir no mesmo dia... 
Cada um, à sua dimensão, são dois ícones do comunismo e de amor às suas terras, Entre-Os-Rios (Penafiel) e Cuba, respetivamente. 
O primeiro fez o favor de ser meu amigo e adorava saborear a sua cigarrilha após a refeição onde o copinho de vinho era presença obrigatória, o outro é um ícone mundial da revolução e dos “habanos”. 
Os dois estarão agora a travar o vicio do fumo e a rir a bandeiras despregadas após Pinto Lopes confessar a Fidel que foi um padre que o inspirou a ser comunista. Ou de como sendo proprietário de quintas, Pinto Lopes ia para as manifestações da Reforma Agrária reclamar a terra para quem a trabalha.
Pinto Lopes andava triste pelo nosso FC Porto, ultimamente, perder mais que ganhar. 
Descansem em Paz!"

"Um dos amigos mais marcantes, um homem bom, um genuíno defensor de causas. Os "murros no estômago" sucedem-se, e este foi bem forte. Foram inúmeras as "reuniões vinícola/gastronómicas" na sua casa de Entre-os-Rios, onde as cores políticas ficavam à porta, muito pelo saber estar do Pinto Lopes, que pautou a sua vida por convicções, coerência e tolerância. A preservação do seu espólio será a melhor homenagem que Penafiel lhe pode prestar."

"Acabamos de perder uma referência da nossa terra,talvez até das maiores de que me lembre . Inteligente e culto que defendia as suas ideias como ninguém. Um brilhante contador de histórias e de estorias. Sentiremos a tua falta."

"Porque hoje dediquei um pouco do meu tempo a ler mais algumas páginas de um livro dedicado aquele que me "descobriu" e foi mestre de muitos ensinamentos e...ele parte... 
"Menina, vemo nos na Rua", disse ele, e sim agora vamos ver nos na Rua. 
Na SUA eterna Rua!"



Sem comentários:

Enviar um comentário