Está a decorrer por todo o concelho de Vila Verde, um manifesto de apoio ao Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, José Alberto de Barros Lomba. Os organizadores do manifesto, referem que este é um manifesto independente, que visa apoiar José Alberto de Barros Lomba com vista à sua manutenção como Comandante do Corpo de Bombeiros de Vila Verde. "A adesão tem sido enorme, um pouco por todo o concelho, o que mostra que a população vilaverdense está ao lado do Comandante e quer que este se mantenha no ativo e como Comandante", revelam os principais subscritores.
"Não achamos correcto, que não renovem a comissão a alguém que tem lutado pelos interesses dos Bombeiros em Vila Verde, mas acima de tudo tem operacionalizada de forma eficaz o socorro em Vila Verde, e exemplo disso é o aumento do número de serviços efetuado por esta corporação. E a população de Vila Verde, reconhece-lhe todo o mérito, competência dedicação e moral para se manter no cargo. Prova disso é a enorme adesão na recolha de assinaturas ao manifesto de apoio ao Comandante José Alberto de Barros Lomba, que se encontra a circular pelo concelho e que será entregue à Direção da associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Verde, ao Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, que entendemos que como órgão máximo da proteção civil em Vila Verde terá em conta a voz da população vilaverdense e aos órgãos de proteção civil nacionais", dizem os proponentes do manifesto.
Manifesto na íntegra
MANIFESTO
PELA RENOVAÇÃO DA COMISSÃO DE SERVIÇO DO COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VILA VERDE, SARGENTO MOR JOSÉ ALBERTO DE BARROS LOMBA
Ao cuidado da Exma Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Verde
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Verde, secular e prestigiada instituição que todos os vilaverdenses apoiam e reconhecem pela sua denodada ação na defesa de pessoas e bens, tem no seu Corpo de Bombeiros Voluntários e na estrutura que o operacionaliza o maior e melhor dos seus bens, sem o qual, inquestionavelmente, não teria razão existencial.
Os Bombeiros Voluntários de Vila Verde são, hoje, um Corpo organizado, bem formado e sempre pronto para, com competência, responder às inúmeras solicitações que quotidianamente são chamados a cumprir nos mais diversos domínios.
A par disto, e já não é pouco, os serviços de saúde, que a Casa presta paralelamente aos de socorro, constituem, ainda, uma fonte de receita valiosa para a Associação, apesar de nem sempre poderem contar com o necessário apoio de retaguarda no que à disponibilização de meios humanos e materiais respeita.
A tudo está umbilicalmente ligado o trabalho competente e dedicado do Comandante da Corporação na liderança do Corpo de Bombeiros, voluntários e assalariados. Claro que, não dependentes do Comando, merecem também particular apreço os demais funcionários da instituição.
Cumpre-se no final deste ano o quinquénio de duração da Comissão de Serviço do atual Comandante do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde.
Todos os vilaverdenses reconhecem no Comandante Lomba, Sargento-Mor na Reserva com uma distinta carreira militar, o artífice do nível de excelência que pauta a ação dos nossos Bombeiros e da organização de toda a logística em que se sustenta.
Todos sabemos, que para o Comandante Lomba não há horas para servir, mas a disponibilidade total para Comandar e trabalhar, mesmo que tal implique “saltar” para uma ambulância e correr para uma emergência às tantas da madrugada de qualquer dia da semana.
Todos conhecemos, ainda, os altos níveis de classificação com que o Comandante Lomba conclui as inúmeras formações que tem realizado ao longo destes cinco anos de mandato.
Nesta conformidade e considerando que:
• A direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Verde, a quem compete decidir na matéria em apreço, não deixará de relevar no processo decisório o excecional e profícuo trabalho desenvolvido pelo Comandante Lomba durante o seu mandato à frente do nosso Corpo de Bombeiros;
• A direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Verde, a quem compete decidir na matéria em apreço, tomará, no processo decisório, em devida nota a honestidade, transparência e dedicação sem limites e com prejuízo da sua vida privada, com que o Comandante Lomba desempenhou sempre as suas altas funções;
• A direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Verde, a quem compete decidir na matéria em apreço, não ignora o prestigio que, pela sua capacidade, o Comandante Lomba granjeou entre a generalidade dos seus pares no distrito;
• A direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Verde, a quem compete decidir na matéria em apreço, pautará a sua decisão pelo princípio da imparcialidade e respeito por quem tanto deu à instituição;
• Seria intolerável, porque lesiva dos superiores interesses do Corpo de Bombeiros e, concomitantemente, da Associação Humanitária e de todos os vilaverdenses, qualquer decisão que visasse afastar o Comandante Lomba do cargo que vem exercendo de forma brilhante e com independência absoluta em relação a outros interesses que não sejam apenas e só os da instituição, como, na verdade, assim deve, com todos, acontecer;
Os abaixo assinados, Sócios, Bombeiros, Membros dos Órgãos Sociais da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Verde ao longo de inúmeros mandatos de muitas das décadas que a Casa tem de vida, e população vilaverdense, julgando interpretar um sentimento que é transversal a toda a sociedade vilaverdense, e não só, manifestam o seu apoio incondicional à recondução do Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Sargento Mor José Alberto de Barros Lomba, para o quinquénio 2017-2021, certos de que a direção da Associação, a quem cabe decidir na matéria em apreço, não deixará de juntar a nossa à sua voz para que este nosso e, assim o esperamos, seu desiderato se cumpra a bem do glorioso Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Verde.
Vila Verde, 31 de outubro de 2016
Os subscritores.
Fonte: O Vilaverdense
Sem comentários:
Enviar um comentário