Saiu do Camião Preso na Linha e Foi Morto pelo Comboio - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Saiu do Camião Preso na Linha e Foi Morto pelo Comboio


Um homem morreu e mais nove pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, pelas 18 horas, quando um comboio chocou com um camião, ao quilómetro 69 da Linha do Norte, junto à Ponte da Asseca, entre Santarém e Vale de Santarém.

Segundo fonte da Infraestruturas de Portugal (IP), que já ontem iniciou um inquérito ao acidente, a circulação ferroviária continuava condicionada a uma via à hora do fecho desta edição. Tudo indica que o camião, que transportava uma retroescavadora, estaria a terminar a passagem sobre a linha férrea, numa zona sem guarda mas com meias barreiras automáticas, quando a cancela desceu já sobre a galera.

"O ajudante saiu e foi ver o que se passava. Nessa altura, passou o comboio e, com uma das extremidades, apanhou o homem e a parte de trás do camião", contou, ao JN, fonte dos bombeiros.

O ajudante do camionista acabou por não resistir aos ferimentos e o seu óbito foi declarado no local, apesar dos esforços de 41 operacionais do INEM, bombeiros e GNR mobilizados para o auxílio. Os nove feridos ligeiros (o condutor e oito passageiros), foram transportados ao hospital de Santarém.

O camião tombou com o impacto do embate. O comboio Regional, que fazia a viagem Lisboa-Tomar, acabou por não descarrilar, apesar de um dos rodados ter saltada do carril, soube o JN junto de fonte da CP. Parou "cerca de 100 metros à frente", acrescentou fonte dos bombeiros.

Os destroços espalharam-se ao longo de vários metros. A passagem de nível, perto do apeadeiro Santana/Cartaxo, é estreita e surge após uma curva apertada.

O comboio Regional tinha saído da estação de Santa Apolónia às 16.45 horas e deveria chegar a Tomar às 18.53. Segundo fonte da CP, nele seguiam cerca de 200 pessoas, a maioria tendo como destino Santarém. Devido à proximidade da estação, cerca de cinco quilómetros, muitos dos passageiros seguiram viagem pelos próprios meios, mas cerca de 60 foram transbordados para uma outra composição.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário