Crónica: A "UBER" dos Bombeiros - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Crónica: A "UBER" dos Bombeiros

Que fique bem claro que eu não desejo com este meu texto, fazer qualquer tipo de comparação entre a “UBER” e os Taxistas; - Primeiro porque nunca utilizei nenhum veiculo da UBER e segundo porque não me lembro da última vez que andei de táxi para poder fazer agora de “mediador” entre qualquer uma das partes.
Então, perguntar-me-ão porque razão eu refiro que poderá vir a existir uma “UBER” para os bombeiros?
Eu explico.
Neste final de semana , para meu agrado  e prazer , estive presente num Congresso da APROSE, (Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros ), onde um tal Sr. Professor Dr. Nadim Habib, Presidente Executivo da School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa,  foi fazer uma conferencia, excelente diga-se de passagem,  sobre “  Desafio do Digital e Plataformas Digitais” e foi sobre  este tema que ele, “ en passant” ,  se referiu às tão badaladas “ Plataformas” que simbolizam a “ UBER “ e o seu aparecimento em Portugal.
E referiu o tal Senhor Prof. Dr. Habib  que, e cito : - A UBER não é uma Plataforma coisa nenhuma mas apenas uma inevitabilidade que, não só em Portugal, mas em todo o Mundo, mais tarde ou mais cedo aparecem, não porque se criem alternativas fáceis ou de funcionamento facilitado mas apenas porque e disse ,  “Os sistemas vigentes as obrigam a aparecer “.
E explicou.
Em Portugal os problemas dos taxistas são sobejamente conhecidos há mais de vinte anos, e referiu-se às frequentes: - demoras nas recolhas, à possível ausência de recibo, ao obrigatório pagamento em “ cash” e à permanente ausência de custo prévio em qualquer viagem, entre outras situações. Recordo que cito de memória e não por experiencia própria  porque, tal como referi,  não utilizo este meio de transporte e por isso não posso nem estou a comparar.
E aí veio a “frase fantástica”: - Nos taxistas, como em qualquer outra organização, quando se demora 20 e mais anos a corrigir os erros que todos conhecem mas ninguém quer assumir, um dia irá  surgir uma “UBER” .
E aí eu bati com a mão na cabeça e pensei.
Caramba, então nos Bombeiros em Portugal, mais tarde ou mais cedo vai surgir uma “UBER”.
Sim,  porque desde que me lembro e já lá vão mais de 30 anos de Bombeiros, há problemas que se conhecem, há temas que se debatem , há soluções e promessas que se adiam, há exigências que se pedem e se perdoam , há governantes que os assumem  mas,  há leis que não se publicam e quando tal acontece , não se  cumprem,  ,etc., etc., etc. e a ter como boa a tese do Sr. Professor Habib  vamos, seguramente, ter de   “dar de caras com uma UBER nos Bombeiros”,
Porque na conferencia se tratou dos temas “ Seguradoras, Seguros, Corretores  e Mediadores” alguém perguntou  como seria a “UBER” que também teríamos de enfrentar neste sector ”, dado que existem problemas há vários anos que ninguém parece querer resolver .
Naturalmente que não vos vou incomodar com a caracterização da “UBER” para esta área que foi referida, mas, por associação, não pude deixar de refletir imediatamente sobre: “Como será a “UBER” para os Bombeiros?”
Não arrisco resposta porque  eu também já discuti tanta vez  “esta ausência de estratégia  e não tive respostas”, que agora estar a “dar palpites“ seria impróprio, mas caros amigos fiquei claramente convencido que, se continuarmos sem respostas às perguntas que fazemos há mais de 20/30 anos, acredito, piamente, que um dia virá aí  uma  “UBER” para os Bombeiros” e depois sempre quero ver, “dependendo de onde vier essa  “UBER”, quem é que vai desfilar até à Assembleia da República, se os Bombeiros e os seus representantes, se o Governo  e Autarquias com os seus Departamentos de Proteção Civil .
Estou cá para ver, se ainda for no meu tempo, claro.
Um abraço amigo e fraterno.
Rui Silva
Vice-Presidente da FBDL
Presidente da AG da AHBV de Arruda dos  Vinhos  

Fonte: http://www.fbdl.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário