Bombeiros Voluntários lembram ‘soldados da paz’ falecidos - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Bombeiros Voluntários lembram ‘soldados da paz’ falecidos

Os Bombeiros Voluntários de Braga (BVB) realizaram ontem, no cemitério de Monte d’Arcos, uma homenagem aos bombeiros falecidos.

A cerimónia começou com uma missa na capela do cemitério, pelo capelão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga, cónego Manuel Joaquim, a que se seguiu a deposição de coroas de flores nos talhões dos Bombeiros Voluntários e Sapadores de Braga e ainda no jazigo do antigo comandante dos BVB, Xavier Ferreira. “É uma homenagem aos bombeiros que já partiram. Os Bombeiros Voluntários fazem todos os anos esta homenagem aos bombeiros, aos familiares que muitas vezes sofrem com a ausência dos bombeiros, e também aos corpos directivos que, muitas vezes são autênticos bombeiros sem farda, que fazem tudo para que aos bombeiros não falte nada. É uma homenagem sempre sentida”, destacou António Ferreira, presidente da direcção dosa Associação Humanitária dos BVB.

No momento da colocação da coroa de flores no talhão dos BVB, o mesmo responsável manifestou a vontade de no próximo ano apresentar um espaço remodelado. “ O nosso talhão precisa de algumas obras e vamos ver se conseguimos inaugurá-las no próximo Dia de Todos os Santos (1 de Novembro de 2017). Já falamos com a câmara e em conjunto creio que vamos fazê-lo ”, afirmou António Ferreira.

Os trabalhos, que ainda não estão devidamente avalidos em termos de custos, consistirão em mudar as campas (algumas estão partidas ou danificadas). “Já mandamos fazer o levantamento de toda a gente que está sepultada lá e estamos a estudar a hipótese de fazer um memorial em pedra, para que fiquem referenciados todos os que lá estão”, disse o responsável pelos BVB.
Sobre a homenagem ao antigo comandante Xavier Ferreira, o presidente da direcção dos BVB anunciou que aquele órgão “aprovou que todos os anos vai homenagear uma personalidade que tenha dado muito à nossa associação. Este ano entendemos continuar o que já vinha do anterior e fazê-lo em relação ao grande presidente Xavier Ferreira”, indicou António Ferreira.

Em representação da Câmara Municipal de Braga, o vice-presidente Firmino Marques, considerou que a homenagem é mais do que merecida, “Percebe-se, pela emoção das pessoas, a importância que os bombeiros têm para a sociedade. São figuras incontornáveis de bondade. de generosidade, de altruísmo, e hoje é a oportunidade de os recordar, mesmo os bombeiros sem farda”, frisou Firmino Marques, lembrando a importância de todos apoiarem os ‘Soldados da Paz’ bracarenses.

Fonte: Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário