Vários Concelhos do Minho a Braços com Incêndios - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Vários Concelhos do Minho a Braços com Incêndios


Vila Nova de Cerveira foi ontem afectado por mais um incêndio que deflagrou ao final da tarde (17.54 horas) em Reboreda e que mobilizava mais de seis dezenas de operacionais apoiados por 19 veículos.

No concelho de Melgaço, mais de oitenta operacionais estiveram no terreno a combater o incêndio que lavrava, desde o dia anterior, em Castro Laboreiro, em zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

A apoiar os operacionais, estiveram três meios aéreos, concentrados na 'defesa dos lugares de Castro Laboreiro, disse à Lusa o presidente da Câmara local, Manoel Batista.

'Neste momento não temos casas ameaçadas, mas os meios aéreos e os homens no terreno, envolvidos no combate às chamas, estão a fazer tudo para proteger os vários lugares da freguesia de Castro e conter o perímetro do incêndio', afirmou Manoel Batista.
O autarca explicou que o 'fogo veio de Arcos de Valdevez e entrou em Melgaço, no domingo às 08.55 horas' e além de Castro Laboreiro, 'freguesia mais afectada, está também a lavrar em Lamas de Mouro'.

Ainda na área do PNPG, mantinham-se ontem mais de uma centena de operacionais no incêndio que teve início na zona da Travanca, em Cabana Maior, no concelho de Arcos de Valdevez, há uma semana.
No mesmo concelho, e também em área do Parque Nacional, ao final da manhã de ontem voltaram a ser mobilizados meios para a zona da Peneda, em Gavieira, onde lavrou um grande incêndio na última semana .
Também no concelho de Arcos de Valdevez, no espaço de poucos minutos, deflagraram mais dois incêndios em Gondoriz e em Cabreiro, para os quais foram mobilizados, 5 e 14 combatentes, respectivamente, contando, em Cabreiro, com o apoio de um meio aéreo.

Ainda no distrito de Viana do Castelo, houve vários concelhos afectados por incêndios, com destaque para Viana do Castelo onde entre a meia-noite e o dia de ontem deflagraram, pelo menos, cinco ocorrências.

Em Ponte de Lima, mantinham-se mais de três dezenas de operacionais na zona de Rebordões Santa Maria, onde deflagrou um incêndio, ao início da noite da passada sexta-feira.
No distrito de Braga, deflagraram, ao início da noite, vários incêndios em Vila Verde, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Vila Nova de Famalicão e Celorico de Basto.

Durante a tarde, o incêndio que deflagrou, pelas 14.26 horas, na zona de Azedo, em Ribeira do Neiva, Vila Verde, mobilizou quase quatro dezenas de operacionais que chegaram a ter o apoio de um meio aéreo.

Ainda em Vila Verde, pelas 21.00 horas deflagrou outro incêndio, em S. Gens, Cabanelas.
À mesma hora, foi dado o alerta para um incêndio na zona de Santa Tecla, em Mogege, concelho de Vila Nova de Famalicão.
Em Vieira do Minho, foi preciso acorrer a um incêndio na zona de Vila Seca, enquanto que em Celorico de Basto os bombeiros acorreram a Caçarilhe e Infesta. Em Guimarães, o incêndio foi em Ronfe.

Fonte: Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário