O Que é Ser Bombeiro aos Olhos de Uma Professora de Português - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 13 de agosto de 2016

O Que é Ser Bombeiro aos Olhos de Uma Professora de Português


Ser Bombeiro é Ser Grande… 

    Ser grande no gesto, na humildade, na coragem e na luta desmedida!
    Numa sociedade tão consumista, e tão individualista, há Homens que, diariamente, vestem duas vidas. Uma tem o olhar singelo e terno de uma família e a outra tem o olhar de um mundo mordaz e sempre vestido de dor. São vidas distintas, mas estes Homens abraçam-nas com a mesma dedicação sem abandonarem, jamais, os seus sonhos. São inseparáveis no seu viver e, em conjunto, fazem a vida ter mais sentido. 

    Todos os dias, no coração destes Homens, há uma miscelânea de sentimentos, mas perdura sempre o lado humanitário, o lado altruísta. São Homens que não se poupam de coragem e, ao mínimo som da sirene, avançam, banhados de bravura, no desconhecido. Não lhes figura o medo, mas sim a determinação de uma luta que já lhes corre nas veias. 

    Todos os dias, vestem a sua farda exterior, pois interiormente já lhes é natural o cumprimento do dever, e, sem medo, seguem o seu fado. Cruzam-se olhares e pensamentos, mas não há lugar para o medo. Apenas querem alcançar o pedido e oferecer a ajuda, a sua humilde palavra, o seu sorriso, sem nunca pedirem nada em troca. A sua dedicação e coragem falam mais alto.

    Quantas vezes se deparam com um “mundo” irreconhecível e banhado de imagens de sofrimento e outras de maldade? Quantas vezes mergulham num mundo que mais parece um pesadelo? Quantas vezes caminham sem luz e travam uma luta desigual contra o poder da chama mortífera? Quantas vezes são pequeninos perante a adversidade, mas gigantes na sua luta… E, com coragem e humildade, resistem com garra sem abandonar os seus princípios. Seguem-nos com vontade e aguardam melhores horas, melhores dias.

    Ser Bombeiro é também vestir-se de sonhos e dar voz à sua palavra. É uma luta constante pela calmaria contrariando o desespero dos outros. É a recusa das lágrimas para ver estampada a esperança no rosto dos atormentados. É um querer desmedido e saber que o caminho pode ser longo, ou até sem volta, mas com ousadia e perseverança alcançar o bem. É nunca perder a fé que o tão almejado bem vai ser atingido, após momentos de aflição. É doar a vida pelo próximo e acreditar no amanhã… É uma luta constante e uma vida de sobressalto, mas reina a vontade de vencer e voltar para casa para junto dos seus. Reina a satisfação de dever cumprido. 

    A ti, Homem ou Mulher Bombeiro, obrigada pela tua coragem que alimenta, diariamente, a nossa esperança. Continua a tua viagem de glória e sê forte na tua caminhada. Se tropeçares, não desanimes. Agarra as tuas armas e vai à luta, porque “Quanto maior a tua coragem, menos te sentes inclinado ao desânimo e à perda da esperança.”   
               
                      Penafiel, 13 de agosto de 2016                                                                                                                                 
                                                                            Goreti Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário