O INEM e a Autoridade Nacional de Proteção Civil assinaram, neste mês de julho, um acordo que visa definir as modalidades de cooperação institucional entre as Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS) da ANPC e o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM, nas vertentes de formação e intervenção operacional.
Esta cooperação vai permitir o desenvolvimento de iniciativas como a organização conjunta de cursos, seminários e exercícios, assim como o intercâmbio de ações de formação e a partilha de informação sobre o apoio psicológico de emergência prestado pelos dois serviços.
As EAPS da ANPC asseguram o acompanhamento psicossocial dos bombeiros afetados e dos seus familiares em resultado do exercício de funções e integram a resposta ao nível do apoio psicossocial prevista no Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil.
Já o CAPIC do INEM assegura o apoio e intervenção junto da população e das equipas de emergência, com vista ao desenvolvimento de estratégias ativas de adaptação a situações de crise.
Fonte: INEM
Sem comentários:
Enviar um comentário