A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) do Porto foi convocada este domingo na sequência da vaga de incêndios florestais registados nos últimos dias, em especial com o agravar da situação neste domingo, anunciou aquela estrutura em comunicado recebido nas redações já na madrugada desta segunda-feira.
Da referida comissão saiu a decisão de acionar o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil (PDEPC) para o distrito, tendo efeitos imediatos e sendo válido por um período de 48 horas.
“Após análise da situação, nomeadamente do número de incêndios, do esgotar dos meios de combate e respetiva capacidade de rendição, assim como das condições meteorológicas para os próximos dias, foi decidido pela CDPC, às 00h15 do dia 8, ativar o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil do Porto”, lê-se na nota enviada.
O PDEPC do Porto, distrito constituído por 18 concelhos, trata-se de um instrumento que nunca tinha sido acionado antes.
Com o acionar desta ferramenta, a comissão distrital terá ao seu dispor todos os meios existentes nos planos municipais de emergência dos concelhos afetados, onde se inclui grande parte dos municípios do Tâmega e Sousa.
A nível nacional os planos de emergência podem ser classificados como nacionais, regionais, distritais ou municipais, consoante a extensão territorial que abrangem, e como gerais ou especiais, consoante a sua finalidade.
Confira tudo em A Verdade
Sem comentários:
Enviar um comentário