A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas da Madeira, através da Direção Regional de Agricultura, informou hoje que está a providenciar alimentação aos animais afetados pelos incêndios na região.
A Confederação Agrícola de Portugal (CAP) foi uma das contribuintes, tendo oferecido 15 toneladas de fardos transportados pela Empresa de Navegação Madeirense, de forma gratuita, para a Madeira.
O departamento executivo informou ainda, em comunicado, que "a Direção Regional de Agricultura e Pescas e o Centro de Abate da Região Autónoma da Madeira (CARAM) têm várias equipas no terreno para recolha de animais afetados (vacas, porcos e ovelhas)", que serão enviados para a Estação Zootécnica, no Concelho do Porto Moniz, zona norte da ilha.
Os proprietários afetados poderão utilizar a linha de emergência criada para o efeito: 291201798 / 291201790, anunciou aquela secretaria.
Os incêndios que deflagraram na tarde de segunda-feira nas serras da Madeira, com focos de grandes dimensões no concelho do Funchal e em outros concelhos da ilha, provocaram três vítimas mortais na zona da Pena (Santa Luzia), dezenas de casas destruídas e avultados prejuízos materiais. Cerca de mil pessoas tiveram de sair das suas casas.
Os hospitais dos Marmeleiros e João de Almada, os lares de idosos de Santa Isabel e Vale Formoso, as clínicas de Santa Luzia e Santa Catarina, além de centenas de moradias, tiveram de ser evacuados.
A zona histórica de São Pedro, na baixa da cidade, foi uma das áreas onde chegou o fogo, tendo sido necessário retirar hóspedes de uma das unidades hoteleiras.
Fonte: Noticias ao Minuto
Sem comentários:
Enviar um comentário