Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna, Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, elementos da Proteção Civil distrital e concelhia, da GNR e das corporações de bombeiros do concelho estiveram reunidos para conversar acerca dos fogos florestais. A reunião aconteceu no dia 16 de agosto.
“Este encontro permitiu dar a conhecer ao Secretário de Estado a realidade concreta do nosso concelho, as nossas necessidades específicas e o trabalho desenvolvidos pelas nossas corporações de bombeiros, tendo sido abordados os meios humanos, materiais e outros aspetos importantes para o nosso concelho”, contextualizou Paulo Pereira.
O edil referiu que, desde o início do ano, segundo números ainda provisórios, arderam no concelho de Baião 1261 hectares de floresta e matos, 1231 dos quais desde o dia 1 de agosto. “Estes números mostram bem a dimensão dos incêndios com que nos confrontamos nas últimas semanas e o excelente trabalho que foi desenvolvido pelos homens e pelas mulheres dos bombeiros de Santa Marinha e de Baião para que pudéssemos fazer frente a todos os problemas”, observou o autarca.
Paulo Pereira defendeu mais recursos para os Bombeiros e GNR.
Para além de ter salientado a importância do reforço dos meios ao dispor dos bombeiros do concelho, em particular do seu parque automóvel e das viaturas de combate a incêndios, Paulo Pereira referiu que é vital aumentar as condições para tornar o voluntariado nas corporações mais atrativo. “A Câmara Municipal de Baião está disponível para avançar com medidas concretas, tendo o Secretário de Estado referido que a breve prazo poderão existir novidades da parte governamental”, referiu nota de imprensa.
Também as necessidades da GNR não foram esquecidas, tendo o autarca mencionado “a importância do reforço do efetivo e do parque automóvel desta corporação no âmbito da aquisição de veículos que o Ministério venha a fazer futuramente”.
O Secretário de Estado teve a possibilidade de visitar os quartéis dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, saudando os bombeiros que lá encontrou pela forma abnegada e corajosa como combateram os fogos florestais ocorridos nas semanas anteriores.
Fonte: A Verdade
Sem comentários:
Enviar um comentário