Ardem 500 Hectares de Floresta Protegida - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Ardem 500 Hectares de Floresta Protegida


Os dois incêndios de Manteigas que nos últimos três dias mobilizaram cinco centenas de bombeiros terão destruído 500 hectares de floresta protegida do Parque Natural da Serra da Estrela. 

Estes fogos estiveram ativos mais de 24 horas e mancharam o balanço positivo do primeiro mês da Fase Charlie que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) apresenta hoje. Os dois incêndios queimaram sobretudo pinheiros e carvalhos-alvarinhos, apesar de a ANPC os ter catalogado como "incêndios em mato". 

O incêndio em São Pedro começou às 13h00 de sábado e foi extinto 24 horas depois – mas teve vários reacendimentos fortes. A dois quilómetros de distância, na aldeia do Sameiro, as chamas começaram às 09h30 de domingo e só foram dominadas ao início da tarde de ontem. O combate a estes dois incêndios foi sobretudo realizado pelo ar, já que se trata de uma zona de montanha com inclinação entre 80 a 90 por cento. No domingo à noite as chamas aproximaram-se da aldeia do Sameiro. Sem o auxílio dos meios aéreos, os bombeiros colocaram- -se estrategicamente nas estradas de montanha e conseguiram travar as chamas. 

Ontem a meio da manhã bombeiros e sapadores conseguiram chegar junto à única frente que se mantinha e controlaram-na. Seguiram-se os trabalhos de rescaldo e vigilância com 350 homens apoiados por quase 100 veículos. Os combatentes vão estar sobretudo atentos a eventuais reacendimentos que podem acontecer e assim deitar tudo a perder. Ontem os distritos mais fustigados pelos fogos foram os do Porto e de Santarém.

Fonte: CM

Sem comentários:

Enviar um comentário