O pequeno Gabriel nasceu com a ajuda de dois elementos dos Bombeiros Voluntários de Barcelos.
José Maria Miranda e Cátia Sá foram alertados para uma "doença súbita", mas quando chegaram a um salão de estética, na freguesia de Arcozelo, Barcelos, perceberam o que tinham pela frente: uma parturiente com contrações de dois em dois minutos.
"A mãe só pedia para ir para Braga [hospital], mas percebemos que ela, no estado em que estava, já não ia para lado nenhum", começou por explicar José Maria Miranda.
O parto do pequeno Gabriel, segundo filho do casal, aconteceu esta sexta-feira, ao final da tarde e foi muito rápido.
O bebé nasceu em poucos minutos, antes mesmo da chegada da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Braga (a VMER de Barcelos estava num outro serviço).
A mãe, Carla Alexandra, de 35 anos, tinha já ido ao Hospital de Braga nesse dia, mas os médicos disseram-lhe que o parto ainda não estaria para já. Não poderiam estar mais enganados.
Ao final do dia, a mulher, grávida de 39 semanas e meia, estava na rua quando se começou a sentir mal.
Dirigia-se para casa, mas acabou por pedir ajuda antes e o filho nasceu, com a ajuda de dois bombeiros, na marquesa de um salão de estética.
"Quando chegámos ao local, a bolsa de água rebentou e a mãe disse que começou com contrações de cinco em cinco minutos, mas já estavam muito menos espaçadas", acrescentou José Maria Miranda, bombeiro há 17 anos.
Quando a VMER chegou ao local, Gabriel já estava nos braços da mãe.
Este é já o quarto parto que José Maria Miranda faz e o terceiro de Cátia Sá, operacional há 13 anos.
Todos os partos em que Cátia Sá participou foram precisamente com este colega de equipa. O último bebé que ajudaram a nascer foi há cerca de dois anos e meio.
Mãe e filho foram depois levados para o Hospital de Braga e estão bem de saúde.
Fonte:JN
Sem comentários:
Enviar um comentário