Os Bombeiros Voluntários de Abrantes (BVA) vão ter disponíveis três equipas de combate a incêndios 24 horas por dia, cada uma com cinco elemento, durante a fase “Charlie” de combate a incêndios florestais, que decorre do dia 1 de julho a 30 de setembro.
Esta informação foi dada durante um briefing que serviu para apresentar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) do concelho relativo a esta fase, e que decorreu no quartel dos BVA com várias entidades envolvidas no sistema de defesa da floresta contra incêndios.
Segundo o comandante António de Jesus, foi também reforçado o número de viaturas, estando disponíveis cinco veículos de combate a incêndios, quatro veículos tanque e três veículos de comando e apoio às equipas que atuam por determinação do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
O plano define como prioridade o ataque rápido a incêndios na fase inicial de ignição e a distribuição de meios com o respetivo pré-posicionamento de viaturas nos locais considerados de maior risco, sendo que o território concelhio foi organizado em três zonas de maior importância.
Nas 13 freguesias, segundo o comandante dos BVA, estão identificadas estruturas de apoio logístico.
Tal como nos anos anteriores, há um conjunto de entidades que estão organizadas para efetuar a vigilância e proceder a uma primeira intervenção em caso de incêndio, nomeadamente três equipas de sapadores, quatro equipas da AFOCELCA, seis associações de caçadores, nove kits distribuídos pelas juntas de freguesia e 14 entidades privadas.
Fonte: Rede Regional

Sem comentários:
Enviar um comentário