Aos 27 anos, Leonardo Pereira, de Leiria, está a viver uma experiência que estava longe de imaginar ser possível.
Desde o ano passado que integra o Fire Rescue Development Program (FRDP), uma organização não governamental de bombeiros reconhecida pela Organização das Nações Unidas, prestando, por isso, serviços em vários países e cenários onde a ONU intervém.
O jovem é a prova de que a persistência e a determinação são, muitas vezes, premiadas. É que foi o próprio que decidiu concorrer para vários organismos, vindo a ser convidado por Robert Triozzi, o comandante responsável pelo FRDP, para integrar a equipa.
É constituída por bombeiros de 15 nações diferentes e, na sua página do Facebook, Leonardo aparece em grande destaque, numa fotografia ao lado do comandante Triozzi. Leonardo é natural de Caniço, Madeira. Mudou-se para Leiria para fazer o curso de licenciatura de Proteção Civil, no Instituto Politécnico da cidade.
Em 2001, entrou na corporação dos Bombeiros Municipais de Leiria, na qual fez várias formações e treinos e participou em diversas operações. Bombeiro de 3ª classe, decidiu arriscar e tentar a sorte ao nível internacional, enviando candidaturas a várias organizações. Nem hesitou quando o FRDP se mostrou interessado e rumou para Itália, onde se situa a sede. É, ali, o único português. Nas últimas semanas fez parte da equipa de vigilância ao quartel-general da World Food Program, da ONU.
Fonte: correio da manha
Sem comentários:
Enviar um comentário