Apesar de as chamas se aproximarem a grande velocidade da sua propriedade agrícola, um homem, de 52 anos, recusou colaborar no combate ao fogo.
E apontou mesmo uma caçadeira ao piloto do helicóptero que pretendia abastecer de água o depósito para tentar pôr termo ao incêndio que lavrava em Lamego. Tudo aconteceu no passado dia 17, por volta das 19h20. O dono dos tanques de rega - um manobrador de máquinas - foi detido pela Polícia Judiciária de Vila Real e levado ontem a tribunal para interrogatório. Está indicado por um crime de incêndio florestal, já que a lei criminaliza quem impede o combate às chamas.
O arguido acabou por ser libertado. O homem, que vive em Vila Nova Souto Del’Rei, em Lamego, defendia que os tanques de rega são sua propriedade e que não é obrigado a deixar os helicópteros de combate a fogos abastecerem na sua propriedade. Entretanto, o Norte do País voltou a ser ontem a zona mais assolada pelos fogos. Ao todo, e até ao início da noite, mais de 2300 bombeiros combateram as chamas em 159 incêndios.
Fonte: CM
Sem comentários:
Enviar um comentário