Dez concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Faro estão esta sábado em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
De acordo com as informações disponibilizadas no site do IPMA, estão em risco 'Muito Elevado' de incêndio os concelhos de Sernancelhe e Moimenta (Viseu), Sabugal e Guarda (Guarda), Fundão e Vila de Rei (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém) e Loulé e São Brás de Alportel (Algarve).
Em risco 'Elevado', o segundo mais alto, estarão dezenas de concelhos nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Algarve.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, num dia em que a temperatura máxima será de 33.º e as cidades mais quentes serão Évora, Beja e Castelo Branco.
De acordo com a informação disponível no site do IPMA, haverá períodos de maior nebulosidade no litoral oeste a sul do cabo Mondego e no interior do Alentejo.
Durante a tarde, o IPMA prevê um aumento temporário da nebulosidade em alguns locais do interior.
O vento será fraco a moderado, com uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior Norte e Centro, mas sem quaisquer alertas para o calor.
A temperatura máxima deverá chegar aos 33.º e será registada em Évora, Beja e Castelo Branco.
Lisboa chegará aos 25.º, Porto aos 26.º e Faro aos 29.º.
Fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário