Com o número de voluntários a diminuir em instituições como as corporações de bombeiros, a Câmara de Esposende decidiu criar incentivos para atrair novos colaboradores.
Os benefícios estão a ser agora estudados. Aprovada na semana passada pelo executivo municipal, a medida pretende tornar mais apelativo o ato de voluntariado. A iniciativa ainda não tem regulamento delineado.
Os interessados podem consultar a apresentação pública, até quinta-feira da próxima semana, para que os munícipes contribuam com ideias para o projeto. Reconhecendo o papel essencial dos voluntários nas instituições, como nas corporações de bombeiros, Benjamim Pereira, presidente da Câmara de Esposende, admitiu que é "importante que o município crie incentivos para estes cidadãos, reconhecendo também por esta via a mais-valia do trabalho", referiu ao Correio da Manhã.
Mesmo sendo um dos principais parceiros dos bombeiros de Esposende e Fão - para os quais contribui com um subsídio anual de 17 500 euros - a câmara não fica indiferente à dificuldade na busca de novos elementos para as corporações. Fonte dos bombeiros revelou ao CM que, "de dez elementos que entraram no quartel, no ano passado, três já emigraram" e são, na maioria, jovens. Esposende enfrenta assim um problema de envelhecimento da população.
A autarquia irá reunir as ideias que serão recolhidas durante estes dias para depois definir o programa de incentivos e quais os benefícios a atribuir.
Fonte: CM
Sem comentários:
Enviar um comentário