Temporal Afeta Norte e Centro - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Temporal Afeta Norte e Centro


A chuva intensa provocou cheias na cidade de Águeda, no distrito de Aveiro. Pelo menos quatro estradas secundárias foram cortadas. A chuva dos últimos dias fez com que o rio transbordasse. A Estrada Nacional 14 (EN14) foi parcialmente cortada, na Trofa, no distrito do Porto. Já em Vila Real foram registadas derrocadas, sendo que um homem ficou sem casa.

A situação em Águeda é habitual e obrigou a que a autarquia investisse mais de dois milhões de euros num projeto com o objetivo de incluir um canal para desviar o rio. O mau tempo obrigou esta segunda-feira ao corte de trânsito na EN14, no centro do concelho da Trofa, segundo informou a GNR local. 

O corte de trânsito estende-se ao longo de mais de um quilómetro, num trajeto onde ficam localizados a Câmara Municipal da Trofa, no distrito do Porto, e o Estádio do Trofense. 

Segunda estrada cortada na Trofa 

O mau tempo obrigou ao corte do trânsito numa segunda estrada nacional de acesso à Trofa, a EN104, depois de anteriormente ter levado à supressão de circulação noutra rodovia da zona, a EN14, informaram as autoridades locais. Fonte da GNR da Trofa indicou que as estradas nacionais 14 (Famalicão-Maia) e 104 (Vila do Conde-Santo Tirso) estão cortadas à passagem pelo concelho da Trofa, distrito do Porto, sendo que o tráfego está a ser feito por vias alternativas. 

Duas pessoas retidas nas inundações 

Já os Bombeiros Voluntários da Trofa acudiram a dois alertas de pessoas que ficaram retidas nas inundações. A primeira ocorrência desta natureza foi registada às 14:45 quando um motociclista "insistiu" em atravessar a rua CEE apesar do alerta de perigo, tendo sido arrastado até conseguir agarrar-se a um objeto que se encontrava na estrada. 

A mesma fonte dos bombeiros locais indicou que a vítima, um homem de cerca de 35 anos, foi conduzido ao Centro Hospitalar de Vila Nova de Famalicão em estado de hipotermia, enquanto o veículo continua desaparecido. Estiveram envolvidos no resgate dois veículos e quatro bombeiros. Entretanto, cerca das 16:45, estava em curso também na Trofa, no lugar de Ribeira, S. Tiago de Bougado, uma operação para "auxiliar" um condutor, cujo carro avariou numa zona de inundação não conseguindo progredir.

Estragos em Vila Real 

Vila Real registou esta segunda-feira 12 ocorrências no distrito relacionadas com o temporal, que provocou derrocadas, pequenas inundações, deixou um homem desalojado, cortou a Estrada Nacional 2 e derrubou um muro. 

O mau tempo obrigou esta segunda-feira ao corte de três estradas no distrito de Vila Real, nomeadamente nas zonas de Aveção do Cabo e de Parada de Cunhos (Vila Real) e Vilarinho de Cotas (Alijó), disse fonte da GNR. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta segunda-feira sob aviso laranja doze distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva forte e persistente, bem como de agitação marítima. 

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, vai vigorar entre as 06h00 e as 18h00 desta segunda-feira, adianta o IPMA na sua página na Internet. Duas casas de Ansiães, Amarante, estão em "perigo iminente" devido ao deslocamento de terra e areia das obras da Autoestrada do Marão, alertou esta segunda-feira o presidente da Junta, em declarações à Lusa. 

48 ocorrências no distrito de Braga 

O Centro Distrital de Operações de Socorro de Braga registou, entre as 00h00 de domingo e as 16h00 desta segunda-feira, 48 ocorrências, na sua maioria relacionadas com inundações urbanas "de pequena monta", informou o comandante distrital. Hercílio Campos disse à Lusa que, além das inundações, se registaram também quedas de algumas estruturas, como sinais de trânsito. "Tudo coisas de pequena monta, sem quaisquer danos humanos a registar", acrescentou. No total, estiveram envolvidos 100 operacionais nas ações de socorro. 

Proteção Civil alerta para chuva, neve e agitação marítima 

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou esta segunda-feira a população para a adoção de medidas preventivas devido às previsões de chuva, neve e agitação marítima para os próximos dias. Num aviso à população, a Proteção Civil refere que, para os próximos dias, está prevista a queda de neve nas regiões do norte acima dos 800 metros e formação de geada durante a noite, sendo expectável desconforto térmico devido à descida acentuada da temperatura mínima, sobretudo nas terras altas, associada ao vento forte. Proteção Civil de prevenção em Amarante 

A Proteção Civil de Amarante está de prevenção face à subida do caudal do Tâmega nas últimas horas, com o rio, esta segunda-feira à tarde, a cerca de 70 centímetros de atingir a baixa da cidade, avançou à Lusa fonte autárquica. Hélder Ferreira, comandante da proteção civil municipal, frisou que o rio "subiu bastante" devido à chuva, o que obrigará os meios a uma atenção redobrada face ao evoluir da situação nas próximas horas, se a chuva se mantiver. 

Fonte: CM

Sem comentários:

Enviar um comentário