Os helicópteros de emergência médica do INEM são utilizados no transporte de doentes graves entre unidades de saúde (transporte secundário) ou entre o local da ocorrência e a unidade de saúde (transporte primário).
Estão equipados com material de Suporte Avançado de Vida, sendo a tripulação composta por um Médico, um Enfermeiro e dois pilotos. Os helicópteros de emergência médica justificam-se sempre que por maus acessos, grandes distâncias, falta de equipas de transporte diferenciadas, etc, haja necessidade de transportar doentes críticos do local do acidente ao Hospital (transporte primário) ou entre Hospitais (transporte secundário) de um nível assistencial mais baixo para um mais elevado ou centros específicos de tratamento (Unidades de Queimados, Cirurgia Vascular, etc).
A equipa de transporte constituída pelo médico, enfermeiro e 2 pilotos (comandante e piloto), têm de se coordenar como uma equipa com tarefas e responsabilidades perfeitamente definidas e da sua boa articulação entre todos depende o êxito de cada missão.
Mais informações em: www.inem.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário