Poderá haver trovoada e granizo nas regiões Norte e Centro, em especial até ao meio da tarde, e está mais frio.
Esta terça-feira, 15 distritos do continente estão sob aviso amarelo, devido à previsão de agitação marítima, queda de neve e vento forte.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra, Leiria, Lisboa, Beja, Setúbal e Faro são os distritos visados por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro ou cinco metros entre 2h00 de hoje e as 6h00 de quarta-feira.
Os mesmos distritos estão também sob aviso amarelo por causa do vento forte (entre as 6h00 e as 21h00), que pode atingir os 80 quilómetros por hora, e devido à queda de neve acima dos 800 metros.
Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão de amarelo devido à queda de neve.
O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis e serve para alertar para situações de risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), pode contar com períodos de céu muito nublado e aguaceiros no continente, que serão de neve acima de 800 metros nas regiões Norte e Centro, mas fracos e pouco frequentes na região Sul.
Há ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo nas regiões Norte e Centro, em especial até ao meio da tarde.
Quanto às temperaturas, estão mais baixas e devem chegar aos 13 graus em Lisboa, aos 11 no Porto, em Viana do Castelo, em Braga e em Évora; aos 12 em Leiria e Beja, aos 13 em Santarém, aos 6 em Vila Real, Viseu e Bragança; a Guarda deve ficar-se pelos 3 graus de máxima, enquanto Castelo Branco poderá subir aos 9 e Coimbra aos 10. Para Portalegre, prevê-se uma máxima de 7 e para Faro de 16 graus.
Na Madeira, o céu também se deve apresentar muito nublado, com aguaceiros fracos até ao início da tarde, em especial nas vertentes norte e vento fraco a moderado, soprando temporariamente moderado a forte nas terras altas. Pequena descida de temperatura.
As temperaturas vão variar entre 15 e 20 graus no Funchal.
Para o arquipélago dos Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, com abertas, aguaceiros fracos e vento fraco, tornando-se moderado a fresco com rajadas da ordem dos 55 quilómetros por hora.
Quanto às temperaturas, em Santa Cruz das Flores vão oscilar entre 13 e 18 graus, na Horta, Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo entre 12 e 17.
Fonte: Renascença
Sem comentários:
Enviar um comentário