Foi o primeiro grande nevão deste inverno e logo obrigou ao encerramento de escolas e estradas nas regiões Norte e Centro do País.
No início da manhã, os acessos ao topo da serra da Estrela foram fechados devido a um verdadeiro manto branco. O mesmo aconteceu em estradas dos distritos de Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Bragança e Viseu. Em Castro Daire, além das vias cortadas, três escolas básicas e uma secundária foram encerradas devido ao nevão. Logo pelas 05h00, uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire foi para o terreno fazer o reconhecimento das principais vias de acesso ao Maciço Central da serra do Montemuro.
Pela manhã, três estradas foram encerradas. A EN321, que liga a vila beirã a Cinfães, foi das mais afetadas pela queda de neve, mas acabou por reabrir a meio da tarde. Já as municipais 1053, 553 e 1168 estiveram cortadas ao trânsito durante todo o dia. Com as escolas obrigadas a fechar portas, foi necessário garantir que os alunos chegavam a casa em total segurança. Os bombeiros foram mais uma vez peça-chave na missão. "Os autocarros escolares não conseguiam fazer o percurso normal", esclareceu Fernando Albuquerque, adjunto do comando dos Bombeiros de Castro Daire. Não se registaram acidentes de viação. Também no terreno esteve o responsável pela Proteção Civil Municipal.
"As escolas básicas de Picão, Mezio e Carvalhas encerraram, assim como a secundária de Castro Daire que não funcionou da parte da tarde", relatou Eurico Moita. As previsões para esta quarta-feira, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, dão mais neve acima dos 800 metros.
Fonte: CM
Sem comentários:
Enviar um comentário