No âmbito das Comemorações do 66º aniversário da Associação Humanitária das Bombeiros Voluntários, a autarquia de Vila Velha de Ródão ofereceu aquela instituição duas novas viaturas: uma viatura de combate a incêndios (VFCI ) e uma nova ambulância tipo A2.
O valor destas duas viaturas foi totalmente suportado pala autarquia de Ródão e veio dotar esta Associação de Bombeiros de maior capacidade de resposta e do aumenta da sua operacionalidade, anuncia o comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso.
O programa das comemorações deu-se início com a receção às entidades, das quais se salientam, o Presidente da Câmara, Dr. Luís Miguel Pereira, o Presidente da Assembleia Municipal, António Carmona, o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Dr. Adriano Capote, o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Castelo Branco, Comandante José Neves e o Comandante Operacional Distrital, Rui Esteves, entre outras personalidades, seguida da formatura geral com o hastear da bandeira e de um desfile apeado. Realizou-se ainda uma visita ao cemitério, onde foram homenageados todos os bombeiros já falecidos e a celebração de uma eucaristia na Igreja Matriz de Ródão, por alma dos sócios, bombeiros e dirigentes já falecidos.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão que se encontra desde 1949 ao serviço das populações, assinalou mais um aniversário e entregou a diversos bombeiros, distinções honoríficas, de diversos graus de mérito e dedicação.
Na abertura da sessão solene, efetuada no salão dos Bombeiros Voluntários, José Manuel Alves, Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão, manifestou em nome da direcção, o profundo apreço pelo trabalho desenvolvido por todos os elementos do corpo ativo que “deixam a família, os amigos e o bem-estar para socorrer o seu semelhante e, nomeadamente, quem deles precisa”. Deixou também um agradecimento às famílias dos Bombeiros, “pela forma como apoiam os seus bombeiros e aceitam com compreensão, as muitas vezes que se privam da sua presença” e a todas as entidades presentes, referindo ainda que a comemoração do aniversário “serve para homenagear sócios, bombeiros e dirigentes que tornaram possível a criação da corporação e que a têm mantido até aos dias de hoje com enorme sacrifício pessoal”. Agradeceu também aos sócios e às empresas e a todos os que “têm ajudado a manter, com muita dificuldade, uma corporação de enorme importância para a sociedade”.
Na posse da palavra, José Manuel Alves deixou ainda críticas ao Estado, pela forma como olha para os bombeiros, “Um Estado que não valoriza um dos seus maiores ativos, que fazem o trabalho que a ele, Estado, compete e que não apoia as Associações com uma lei de financiamento justa e responsável”.
Deixou depois uma mensagem de agradecimento a dois agentes da sociedade local: à Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, Luís Pereira, “pelo enorme apoio que tem dado à Associação” e realçou que em 2015 registou o “apoio logístico em projetos, a aquisição de duas novas viaturas e subsídios atribuídos para garantirem a sustentabilidade da Associação” e à empresa Celtejo “pelo forte apoio que nos tem dado, no âmbito de uma responsabilidade social impar no concelho e talvez no País, uma parceria que se entende como duradoura e que no presente ano se cifra em valores superiores a 20.000 euros”.
Usou ainda da palavra o Vice- presidente da Liga, Adriano Capote, o Presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Castelo Branco e o CODIS, Comandante Rui Esteves.
As celebrações terminaram com um almoço convívio.
Fonte: http://diariodigitalcastelobranco.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário