A Proteção Civil dos Açores registou, esta segunda-feira, 97 incidentes devido ao mau tempo, maioritariamente em São Miguel, onde um funcionário da Direção Regional das Obras Públicas sofreu ferimentos ligeiros.
Segundo um comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores divulgado pelas 15 horas locais (16 em Portugal continental), as 97 ocorrências estão relacionadas com quedas de árvores e obstrução de estradas e os ferimentos ligeiros resultaram de uma queda do funcionário.
Foram encerradas diversas estradas em São Miguel, destacando-se a que dá acesso à Lagoa do Fogo (junto à cidade da Ribeira Grande), um dos principais pontos turísticos da ilha.
No município de Ponta Delgada várias ruas e avenidas fecharam ao trânsito, incluindo a Avenida do Mar. Segundo o presidente do Governo regional, o molhe de Ponta Delgada ficou danificado pelos estragos.
Segundo a Câmara Municipal, nesta zona costeira foram também distribuídos sacos de areia pelas moradias que apresentam maior risco.
No grupo central dos Açores, na ilha Terceira, o troço da Estrada Regional N.º 1 -- 1.ª, entre a Silveira e o Forte de S. Mateus, em Angra do Heroísmo, foi encerrada ao trânsito devido aos galgamentos de mar que se verificam, segundo a Secretaria Regional do Turismo e Transportes.
Estas estradas serão reabertas assim que se encontrem repostas as condições de segurança necessárias à circulação.
Devido ao mau tempo, toda a operação da SATA Air Açores, que assegura as ligações entre as nove ilhas, foi cancelada, exceto os voos Ponta Delgada/Santa Maria e Santa Maria/Ponta Delgada e Ponta Delgada/Terceira, ao final do dia, que aguarda confirmação, em função das condições meteorológicas.
O porta-voz da SATA, Luís Filipe Cabral, adiantou ainda à agência Lusa que a operação da SATA Internacional também está cancelada, exceto o voo Lisboa/Terceira/Boston que já saiu da capital portuguesa.
Nas ligações marítimas, a Atlânticoline cancelou a viagem das 13:15 entre Horta e Madalena, bem como as duas viagens previstas entre Horta e São Jorge (uma de manhã e outra à tarde).
Entretanto, o navio "Mestre Simão", que esteve parado nos Estaleiros de Aveiro em processo de certificação, está a regressar ao porto da Horta.
Fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário