No dia 10 de Dezembro de 2015, por volta das 09.00h o elemento mais graduado da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal que se apresentou ao serviço em Azeitão informou o Centro Municipal de Operações de Socorro, sediado nas instalações da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, que não tinha guarnição da viatura de combate a incêndios.
O comandante da CBSS deu ordem ao Chefe de Serviço para mobilizar uma viatura com a respetiva guarnição para avançar para o Destacamento a fim de segurar o socorro na vila de Azeitão.
Esta é uma situação que tem vindo a repetir-se, sucedendo-se episódios em que os Bombeiros Voluntários em Azeitão informam o CMOS que têm somente 2 elementos, não sendo suficiente para guarnecer um veículo de socorro nem para assegurar o socorro em condições adequadas.
O Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais, através do seu Secretariado Regional de Setúbal e Alentejo considera esta situação inadmissível.
Azeitão está dentro dos limites do concelho de Setúbal sendo da responsabilidade do corpo de bombeiros profissional, neste caso dos Sapadores de Setúbal. A saída de Azeitão por parte dos Sapadores de Setúbal foi, na altura, questionada à Câmara Municipal de Setúbal pelo SNBP.
Este sindicato não concordou com a decisão e alertou para o perigo de, mais tarde ou mais cedo, o socorro ficar em causa. Infelizmente as preocupações, tanto dos Sapadores como da ANBP\SNBP vieram a confirmar-se: se não fosse o veículo dos Sapadores de Setúbal, a população de Azeitão ficava sem socorro.
O socorro em Azeitão deverá ser assegurado pelos Sapadores de Setúbal como diz a lei em vigor: “a responsabilidade do socorro no município é do corpo de bombeiros profissionais” e como era prestado desde meados dos anos 80.
De realçar que existe um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Setúbal com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal (desde a saída dos sapadores do destacamento de Azeitão) onde a Câmara paga uma verba aos voluntários para estes assegurarem 2 guarnições (1 veiculo de combate a incêndios e 1 ABSC) e 1 elemento de central de comunicações em turnos de 12h todos os dias (24H).
Sem comentários:
Enviar um comentário