Cruz Verde: Uma Tarde de Sábado em Festa - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Cruz Verde: Uma Tarde de Sábado em Festa


No passado dia 5 de Dezembro a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde deu início às comemorações dos 125 anos da sua fundação e de atividade ininterrupta em prol da população vila-realense.

Foi uma tarde de sábado em festa. A cerimónia contou com a presença de várias entidades, que foram recebidos pelo corpo de bombeiros e a fanfarra. Entre eles, estiveram presentes a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Osneto, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, representantes da Autoridade Nacional da Proteção Civil e da Liga de Bombeiros Portugueses, o Diretor Nacional dos Bombeiros, o Presidente da Escola Nacional dos Bombeiros, entre outras entidades civis, militares e religiosas, que seguiram para a inauguração da exposição alusiva à história dos bombeiros voluntários desta corporação.

Já no Salão Nobre do Quartel-sede, ouviu-se uma retrospetiva detalhada do historial desta Associação, pelo associado prof. Gentil Magalhães, que despertou a atenção de todos os presentes no evento.

Foram relembrados e homenageados algumas entidades que deram o seu contributo a esta “Casa”, como também a pessoas pelo empenho e forma desinteressada, muitas vezes com prejuízo da sua vida particular e familiar. A Associação atribuiu os Diplomas de Honra às entidades empresariais Recheio – Cash & Carry, S.A. e Hipermercado Jumbo de Vila Real – Grupo Auchan Portugal, como também, aos bombeiros Manuel Joaquim de Carvalho (Adj. Comando), Fernando Mota (bombeiro de 2ª classe), Fernando Veiga (subchefe) e Hugo Parente (bombeiro de 2ª classe). A Associação aproveitou a ocasião para condecorar os bombeiros no Quadro de Honra Aníbal Teixeira, Francisco Barros, António Rebelo e Fernando Dias com a medalha de Dedicação, assim como, José Pinto (Comandante no Quadro de Honra) e o Hotel Miracorgo com a medalha de Serviços Distintos.

Houve ainda lugar para a Liga dos Bombeiros Portugueses distinguir com o Crachá de Ouro um membro do corpo de bombeiros da Cruz Verde desde 1969, o chefe Carlos Santos, e, a entrega do Colar de Mérito – Grau Ouro, desta Associação, à Câmara Municipal de Vila Real recebido pelo seu Presidente, Engº Rui Santos. O autarca enalteceu esta Associação pelos seus 125 anos a servir e lembrou que foi naquele quartel que se deu a primeira aula da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, há 40 anos, na altura Instituto Politécnico de Vila Real.

Antes do encerramento da cerimónia (que se fez acompanhado com um Porto de Honra com todos os presentes), o Presidente da Direção Carlos Moreira referiu os projetos da corporação e à importância da Associação de Bombeiros desta cidade e da necessidade em continuar a apoiar, por forma a que estas possam garantir o socorro às populações. Houve ainda lugar para uma intervenção quanto a importância e estrutura da proteção civil, salientado que as corporações de bombeiros são as entidades em que a população portuguesa mais confiam.


Sem comentários:

Enviar um comentário