Sindicato diz que há dias em que a secção dos bombeiros em Azeitão, assegurada pelos Voluntários de Setúbal, tem apenas um ou dois homens de serviço, sem capacidade para guarnecer viatura de combate a incêndios ou ambulância. Câmara garante que socorro não está em causa
A Câmara Municipal de Setúbal e os Bombeiros Voluntários de Setúbal (BVS) garantem que o socorro público em Azeitão não está em risco. Depois das denúncias do Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP), que no final da semana passada relatou insuficiência de meios humanos na secção de Azeitão dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, a autarquia assegura que não há risco.
“A segurança das populações não esteve nunca em causa em Azeitão. A posição tomada revela desconhecimento do funcionamento do dispositivo municipal de protecção civil”, afirmou ao DIÁRIO DA REGIÃO fonte do gabinete de Carlos Rabaçal, vereador com o pelouro da Protecção Civil Municipal.
Segundo o secretariado regional de Setúbal e Alentejo do SNBP, “no dia 10 de Dezembro de 2015, por volta das 09.00h o elemento mais graduado da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal que se apresentou ao serviço em Azeitão, informou o CMOS (Centro Municipal de Operações de Socorro) sediado nas instalações da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, que não tinha guarnição da viatura de combate a incêndios”.
A falta de guarnições necessárias aos meios estacionados em Azeitão, para primeiro socorro – uma ambulância e uma viatura de combate a incêndios – é segundo o sindicato, cada vez mais frequente.
“Tem vindo a acontecer ultimamente, episódios em que os BVS em Azeitão informam o CMOS que têm somente dois elementos, ou um de combate a incêndios, não sendo suficiente para guarnecer um veículo de socorro nem para assegurar o socorro em condições.”, lê-se numa nota enviada ao DIÁRIO DA REGIÃO.
O quartel dos BVS em Azeitão foi criado através de um protocolo entre a Câmara de Setúbal e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e substituiu o destacamento da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) que existia na localidade.
Para o SNBP o socorro em Azeitão devera ser assegurado pelos sapadores de Setúbal.
Voluntários dizem que população está protegida
João Ferreira, comandante dos BVS, garantiu ao DIÁRIO DA REGIÃO que a “população não está desprotegida”.
“Vindas de um sindicato de bombeiros, essas afirmações denotam extremo desconhecimento da estrutura de protecção civil e alarmam a população. Nós temos a obrigarão de defender e não alarmar as pessoas. Se é verdade que durante um curto espaço de tempo a guarnição era diminuta em Azeitão, também é certo que em escassos minutos qualquer socorro era prestado. Em 10 minutos podemos ocorrer a qualquer chamada em Azeitão.”, afirmou.
O comandante dos BVS acrescenta que está em causa uma questão “mais profunda”, porque, em 2011 a Câmara Municipal tinha um orçamento avultado com a CBSS em Azeitão e com o protocolo connosco reduziu para metade”. “Se grande parte desse valor era para horas extraordinárias pagas em Azeitão, percebe-se a razão dessas afirmações”, diz.
“Não deixa de ser verdade que os BVS precisam de mais gente, designadamente de Azeitão, e nós estamos a fazer um trabalho nesse sentido e a recrutar mais pessoas, mas é um trabalho que leva algum tempo”, conclui João Ferreira.
Voluntários sobem de nível
Os Bombeiros Voluntários de Setúbal foram reclassificados, no fim de Novembro, pela Autoridade Nacional de Protecção Civil como corpo de bombeiros do Tipo 2, o que implicou a homologação de um novo e acrescido quadro pessoal.
Os Voluntários de Setúbal possuem agora um quadro que comporta até 120 elementos, repartidos por duas companhias, quatro secções, oito brigadas e 16 equipas. Em nota enviada ao DIÁRIO DA REGIÃO, os BVS afirmam que “o novo estatuto confere a este corpo de bombeiros uma responsabilidade acrescida, baseada no reconhecimento das suas capacidades humanas e materiais”. O comandante João Ferreira disse ao DIÁRIO DA REGIÃO que “a nossa ambição é chegar a Tipo 1”, classificação que corresponde a mais de 120 bombeiros.
Fonte: Setúbal na Rede
Sem comentários:
Enviar um comentário