ABTD 08, VALE 04, VCOT 04 e VDTD 07 são os nomes das quatro novas viaturas dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova. Respetivamente e pela mesma ordem, as siglas significam Ambulância de Transporte de Doentes, Veículo de Apoio Logístico Especial, Veículo de Comando Tático e Veículo Dedicado ao Transporte de Doentes.
A primeira foi adquirida com o apoio do Município de Idanha-a-Nova; a segunda tratou-se de uma doação recebida, realizada pela empresa Transportes de Mercadorias Ramos Dé Lda. a este Corpo de Bombeiros; a terceira foi obtida com o apoio da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes e a VDTD 07, foi adquirida por esta Associação.
As quatro novas viaturas foram chegando ao longo do segundo semestre deste ano ao Corpo de Bombeiros, e algumas já tiveram até, alguma utilização, mas só na passada sexta-feira, dia 18 de Dezembro, foram apresentadas oficialmente à população de Idanha-a-Nova. As quatro viaturas estiveram em exposição em frente ao quartel sede dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova, durante a tarde, onde estiveram também presentes e posaram para assinalar o momento, o Comando do Corpo de Bombeiros, constituído pelo Comandante João Costa, o Segundo Comandante Tiago Neto e o Adjunto de Comando Marco Martins, juntamente com o Presidente da Direção, Armindo Jacinto. Esta tardia apresentação deveu-se à chegada da ambulância de transporte de doentes só ter acontecido na passada quarta-feira, por se ter encontrado até então, em caracterização e a ser devidamente equipada para poder ser colocada ao serviço dos nossos utentes.
A conjunta aquisição deriva da prossecução do cumprimento do plano traçado pelo Comando e Direção do Corpo de Bombeiros, para este ano e para os próximos, que consiste em renovar a frota de viaturas que se revela necessária, sempre na procura de garantir uma resposta mais pronta, ativa e eficaz dos meios, ao serviço da comunidade e dos seus utentes.
As valências das novas viaturas são diversas. A ABTD08 permite o transporte de um ou dois doentes em simultâneo, respectivamente em maca ou em maca e cadeira de transporte; a viatura VALE 04 possui uma cisterna que possibilita o transporte de 15 mil litros de água; o VCOT 04 poderá transportar não só os elementos de Comando e outros em ação para uma ocorrência, como algum material logístico necessário, permitindo ainda, no seu interior, a tomada de decisões e a realização e execução dos planos de atuação necessários, para a gestão de uma ocorrência e a VDTD 07 é capacitada para transportar até cinco utentes ou utentes e acompanhantes, também, sempre, até cinco pessoas.
Para já, só fica a faltar realizar a viagem inaugural, em serviço, da nova ambulância ABTD 08, visto que todos os restantes veículos já foram “baptizados”.
Com as novas aquisições os Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova pretendem servir ainda mais e melhor a comunidade e população utente e aumentar a sua capacidade de resposta face ao também aumento do número de solicitações para determinados serviços, como é o caso do transporte regular de doentes não urgentes.
A AHBVIN aproveita, este registo, para agradecer a todas as entidades que tornaram possível este aumento da sua frota, destacando aqui, o Município de Idanha-a-Nova e população, a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes e a Empresa Transportes de Mercadorias Ramos Dé Lda. A todos, o nosso Bem-haja e devido reconhecimento!
Sem comentários:
Enviar um comentário