Bombeiros de Amarante Participam em Dois Partos no Espaço de 17 Horas - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 6 de dezembro de 2015

Bombeiros de Amarante Participam em Dois Partos no Espaço de 17 Horas


Em menos de 24 horas, os Bombeiros de Amarante participaram na realização de dois partos. Na quinta-feira, dia 3, auxiliaram o nascimento do pequeno Tiago; já na sexta-feira, foi a vez de ajudarem Maria a conhecer o mundo.

No dia 3 de dezembro, chamados ao centro de saúde local – que fica a poucos metros do quartel – para fazer o transporte de uma grávida ao Hospital de Penafiel, os bombeiros João Ribeiro e Marta Cunha encontraram-na já em situação de parto iminente. Sem tempo suficiente para a transportar à maternidade do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, a equipa decidiu fazer o parto naquela unidade de saúde. Eram 12h06 quando, com a ajuda das enfermeiras do Centro de Saúde e da SIV de Amarante, Tiago veio ao mundo.

“É um misto de emoções. Todos os dias fazemos serviços de emergência e saúde, mas ajudar um bebé a nascer é uma coisa totalmente diferente”, disse João Ribeiro.

Mãe e filho foram depois transportados ao Hospital de Penafiel, bem de saúde.

Já na madrugada de sexta-feira, os bombeiros foram acionados para um caso de dor abdominal, na freguesia de Lufrei. No entanto, Maria não quis esperar e, durante o transporte para o Hospital, Joana Vieira e o tio Rui Silva tiveram de parar a ambulância à entrada da A4, em Geraldes. Depois de pedirem ajuda diferenciada da SIV e da VMER, realizaram o parto. Maria nasceu, exatamente, às 05h00. Foram hospitalizadas e estão bem.

"Foi a melhor coisa que me aconteceu desde que estou nos Bombeiros, há seis anos. Não há explicação, são muitos sentimentos e felicidade. Uma experiência que gostava de repetir", confidenciou Joana Vieira.

Para João, Marta, Joana e Rui, estas foram experiências inéditas. Desde 2007 que a corporação de Amarante não auxiliava um parto; no espaço de 17 horas, intervieram em dois.

Fonte: A Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário