Um Bom Líder Agradece, Pede Desculpa e Respeita os Colaboradores - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Um Bom Líder Agradece, Pede Desculpa e Respeita os Colaboradores

Assumir responsabilidades, saudar os colaboradores ou não ter medo de que os outros cresçam: dicas para uma boa liderança.

Quando questionamos Aida Chamiça sobre as características de um chefe bem-sucedido, a coach de executivos trata logo de esclarecer que não falará de chefes, mas de líderes, aqueles que são "capazes de trazer a equipa consigo". É então de líderes executivos que falaremos. Nem todos nascem para liderar, é certo, e há quem tenha de batalhar muito para chegar lá. Mas há algumas dicas que podem ajudá-lo a atingir o sucesso profissional. Com o testemunho de quem treina e de quem ocupa cargos de chefia, o DN deixa-lhe algumas dicas.

Ter paixão e dar o seu melhor

Em primeiro lugar, um bom líder tem de "sentir paixão pelo que faz e isso passa por encontrar um sentido mais profundo para a sua atividade", explica Aida Chamiça. Por isso, "acredita que está a contribuir para algo maior e mais significativo do que o mero cumprimento de objetivos de negócio". Daí surge a ambição de fazer a diferença. É dessa forma que mobiliza as pessoas à sua volta e que as faz sentirem-se motivadas para darem o seu melhor, indica a coach. Para João Pedro Tavares, vice-presidente da multinacional Accenture, "a carreira de sucesso será sempre uma consequência, nunca pode ser um objetivo". Em 26 anos na área da consultoria, diz que nunca fixou que queria atingir determinado cargo, mas procurou sempre dar o seu melhor.

Ser honesto, bem-humorado

Para o CEO da Leadership, Carlos Oliveira, "na base da liderança estão o carácter e as competências pessoais". Neste campo, há aptidões que se destacam: honestidade, integridade, coragem, uma imagem positiva, inteligência emocional, bom humor, autoconfiança e humildade são algumas dessas características.

Sem comentários:

Enviar um comentário