A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) organizou, no dia 19 de novembro, o Plano de Emergência Interno da Unidade Hospitalar de Mirandela com a realização de um simulacro de incêndio no Serviço de Pediatria.
Este exercício permitiu testar a operacionalidade do referido Plano de Emergência, avaliando os níveis de conhecimento e desempenho dos colaboradores que constituem a estrutura interna, em articulação e com o envolvimento dos agentes de Proteção Civil e dos responsáveis pelo socorro e salvamento, nomeadamente os Bombeiros Voluntários e a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Mirandela, assim como o INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica.
O alerta para o cenário de incêndio no Serviço de Pediatria, no Piso 2, foi dado às 14h30. O "fogo" terá sido provocado por um curto-circuito num dos quartos, numa altura em que se encontravam utentes e profissionais neste Serviço.
Do incêndio simulado resultaram quatro feridos: uma criança em estado grave, com queimaduras e em paragem cardiorrespiratória, uma criança com queimaduras e duas crianças acamadas, que ficaram bloqueadas pelo fumo e pelo fogo num dos quartos.
Duas das crianças foram retiradas pelos profissionais do Serviço para um local seguro, onde foram estabilizadas por equipas internas e, posteriormente, encaminhadas para o Serviço de Urgência.
As duas crianças que ficaram bloqueadas foram retiradas pelos bombeiros pela saída de emergência e também foram encaminhadas para o Serviço de Urgência local.
Depois de testada a eficácia dos agentes internos e externos a vários níveis, desde as comunicações, ao manuseamento dos equipamentos de primeira intervenção (extintores e bocas de incêndio) e ao socorro e salvamento, todos os agentes envolvidos neste exercício estiveram reunidos para avaliar a sua atuação e identificar os procedimentos que necessitam de ser ajustados no Plano de Emergência Interno da Unidade Hospitalar de Mirandela.
Sem comentários:
Enviar um comentário