O "Engenheiro do Fogo" que Passou a Comandante Municipal - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 1 de novembro de 2015

O "Engenheiro do Fogo" que Passou a Comandante Municipal


Antigo aluno da UTAD, Paulo Bessa foi nomeado Comandante Operacional Municipal para o concelho de Penafiel.

Paulo Bessa, engenheiro florestal formado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e responsável pelo gabinete técnico florestal da Câmara Municipal de Penafiel, é hoje um dos profissionais mais reconhecidos no país, tendo sido nomeado recentemente Comandante Operacional Municipal para o concelho de Penafiel.

Especializado em fogo controlado e em fogo de supressão, as suas capacidades de trabalho, seja no teatro de operações a entender e a combater o comportamento do fogo, seja no planeamento e coordenação de ações em defesa da floresta, foram louvadas por um vasto conjunto de entidades, desde o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, o vereador da proteção civil, comandantes de bombeiros de várias corporações e responsáveis de gabinetes técnicos florestais de diversos municípios nortenhos. 

Paulo Bessa, natural do concelho de Paredes, licenciou-se em Engenharia Florestal na UTAD em 2005 e seguiu toda uma formação virada para os exercícios de proteção civil, em especial nos domínios dos fogos controlados, fogos de supressão e planos de defesa da floresta.

NOME
Paulo Sérgio Pereira de Bessa


DATA E LOCAL DE NASCIMENTO
12 de Junho de 1980, Castelões de Cepeda, Paredes

ENDEREÇO INSTITUCIONAL
Serviço Municipal de Proteção Civil
Edifício de Gestão Urbanística, Rua Abílio Miranda s/n, 4560-501 Penafiel
 E-mail: paulo.bessa@cm-penafiel.pt  

INFORMAÇÃO PROFISSIONAL
Engenheiro Florestal inscrito como Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros com a Cédula Profissional n.º 65738 da Especialidade de Engenharia Florestal.
Técnico Credenciado em Fogo Controlado com certificado emitido em 15/09/2011 pela Autoridade Florestal Nacional e com validade até 31/09/2016.
Certificado de Competências Pedagógicas n.º F596602/2012.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Concluiu a Licenciatura em Engenharia Florestal com uma média de 14 valores na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no ano de 2005.

Em 2006 frequentou, em Coimbra, os cursos em “Segurança pessoal e comportamento de um incêndio florestal” e “Prevenção de incêndios na interface urbana-florestal” promovidos Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, ministrados pelo Professor Domingos Xavier Viegas e nos quais foram desenvolvidas as temáticas do comportamento extremo do fogo, das normas de segurança e equipamentos de proteção individual e a abordagem a estudos de casos de acidentes ocorridos em incêndios florestais.

Em 2007 concluiu com aproveitamento a ação de formação em “Planos de Defesa da Floresta Contra Incêndios”, promovida pela Federação dos Produtores Florestais de Portugal no âmbito do Programa FORAL – Medida 1.5 – Qualificação das Dinâmicas Territoriais e com a duração de 568 horas, tendo obtido a classificação final de 17.1 valores. Foram adquiridas competências na elaboração e implementação do Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios, análise de vulnerabilidades, métodos de resposta, comando e controlo de situações de crise através de conhecimentos teóricos e práticos relativos aos meios, métodos e tecnologias em processos relacionados com a prevenção, a deteção e o combate a incêndios florestais.

Em Maio de 2011 concluiu com aproveitamento o “Curso de Formação Profissional de Fogo Controlado” que lhe conferiu a habilitação necessária para a credenciação em Técnico de Fogo Controlado pela Autoridade Florestal Nacional.

Em Julho de 2011 concluiu com aproveitamento o “3º Curso de Formação para Comandante Operacional Municipal” realizado em parceira com a Fundação CEFA e pela Escola Nacional de Bombeiros, tendo obtido a classificação final de 17 valores. Foram desenvolvidas competências na área das técnicas operacionais relativas à metodologia de extinção e às operações de apoio nos incêndios florestais, assim como na Coordenação Operacional, relativa ao Sistema Integrado de Operações de Socorro, ao Sistema de Gestão das Operações, ao processo de decisão operacional e à organização de um posto de comando, e na Coordenação Operacional Avançada.

Em Maio de 2012 frequentou em Leida, Espanha, a 9ª Edição do curso de “Meteorologia i análisi del comportamento del foc florestal” promovido pela Universidade de Leida e ministrado, entre outros, pelo Professor Domingo Miguel Molina e pelo reputado Engenheiro Marc Castellnou, responsável pela análise e estratégia no combate aos incêndios florestais do Serviço de Extinção de Incêndios da Catalunha. Foram adquiridos conhecimentos na área da meteorologia no contexto dos incêndios florestais e na análise do potencial de dano e de severidade, imprescindíveis para o desenvolvimento da atividade profissional relacionada com a gestão de incêndios florestais associada à função de técnico analista de incêndios florestais e o seu enquadramento no Posto de Comando Operacional. Foram desenvolvidas competências na análise do comportamento do fogo florestal através da avaliação de padrões e fenómenos meteorológicos, das tipologias de fogo e dos fatores de alinhamento no âmbito do Sistema de Predição do Comportamento do Fogo de Campbell que possibilitam a planificação e execução de estratégias e táticas de combate a incêndios florestais. Foram ainda adquiridos conhecimentos em matérias relativas a operações de fogo técnico em ataque direto e indireto, à coordenação de meios aéreos, às operações de extinção de brigadas helitransportadas e à segurança pessoal no combate a incêndios florestais.

Em Fevereiro de 2013 concluiu com aproveitamento o “Curso de análise de incêndios e fogo de supressão”, reconhecido pela Autoridade Florestal Nacional com vista à credenciação como técnico de fogo de supressão, promovido pela empresa Consultoria Natutecnia S.L. e ministrado, entre outros, pelo Engenheiro Florestal Santiago Couceiro López, Diretor de Extinção, Chefe de equipas de coordenação aérea e reconhecido técnico analista de incêndios florestais na região da Galiza, e pela Doutora Licenciada em Engenharia Florestal Rosa Planelles Gonzalez, Diretora de Entrenamiento e Información Forestal da EIMFOR S.L. e docente na Escola Técnica de Engenheiros de Montes da Universidade Politécnica de Madrid. Foram adquiridos conhecimentos na teoria do comportamento do fogo e na análise de incêndios florestais especialmente centrada na identificação da tipologia de incêndios florestais, na caracterização e interpretação de colunas de fumo, na análise do histórico de incêndios florestais e na utilização de simuladores de comportamento do fogo, matérias essas consolidadas com a análise de casos práticos de incêndios florestais. Foram adquiridas competências na planificação e execução de manobras de fogo de supressão com a execução prática de manobras de fogo de supressão.

Em Janeiro de 2014 concluiu com aproveitamento o “Curso de legislação na área específica de riscos”, promovido pela Fundação para os Estudos e Formação Autárquica no âmbito do POPH – Região Norte 22.1, regulamentado pelo Despacho n.º 15597/2009 de 9 de Julho da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que decorreu em Matosinhos, tendo obtido a classificação final de 19 valores e no qual foram adquiridos conhecimentos relativos à legislação relativa a incêndios florestais.

Em Novembro de 2014 concluiu com aproveitamento o “Curso de logística em proteção civil”, promovido pela Fundação para os Estudos e Formação Autárquica no âmbito do POPH – Região Norte ação 2 do curso 18, regulamentado pelo Despacho n.º 15597/2009 de 9 de Julho da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que decorreu em Matosinhos, tendo obtido a classificação final de 18 valores e no qual foram adquiridas competências relativas à elaboração de planos logísticos para operações de proteção e socorro com o estudo de casos práticos de operações logísticas onde se incluiu as operações decorrentes de incêndios florestais.

Em Novembro de 2014 concluiu com aproveitamento o “Curso de exercícios de proteção civil: planificação, direção e avaliação”, promovido pela Fundação para os Estudos e Formação Autárquica no âmbito do POPH – Região Norte ação 2 do curso 17, regulamentado pelo Despacho n.º 15597/2009 de 9 de Julho da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que decorreu em Matosinhos, tendo obtido a classificação final de 19 valores e no qual foram adquiridas competências relativas ao planeamento e execução de exercícios de posto de comando.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

- Ação de formação em ferramentas manuais no Marco de Canaveses
- Ação de formação em ferramentas manuais em Penafiel
-Acção de formação investigação de causas sepna em lagares
- Participação no exercício distrital de Valongo
- Participação no exercício distrital de Santo Tirso
- Participação no exercício dos Bv de Paço de Sousa
- Participação no exercício dos Bv de Entre-os-Rios
- participação em ações de formação dos BV de Penafiel com recursos a fogo real
- Colaboração no estudo da Universidade do Minho em Santo Tirso
- Execução de mosaicos de parcelas de gestão de combustível na serra da Freita
- Execução de mosaicos de parcelas de gestão de combustível na Serra do Marão
- Desenvolvimento e estudo da Rede Primária do Distrito do Porto
- Incêndio em Paredes
- Curso de COM
- Curso de Lleida
- cursos da adai

Seminários e formações

Fireparadox em lisboa
Seminário em Bragança no ipb
Jornada técnica de simuladores de incêndio com o americano no isa
Jornada com a Ana Barros no âmbito do projeto do inesc porto
Colaboração no projeto do inesc
Ordem dos Engenheiros - Papel da engenharia florestal nos incêndios florestais
Orador no seminário da lusofona em Valongo
Orador no seminário da utad sobre trabalhos das câmaras
Orador nas jornadas distritais do porto em paredes
Apresentação do manual de fogo controlado em eucalipto na utad
Rekindle dynamics: validating the pressure on wildland fire suppression resources and implications for fire management in Portugal.

O Vida de Bombeiro deseja as maiores felicidades ao recente empossado Comandante Operacional Municipal, senhor engenheiro Paulo Bessa. 


Sem comentários:

Enviar um comentário