Estamos onde ninguém pode, fazemos o que ninguém quer, para que outros possam viver.
Existem homens e mulheres que correm em direcção ao perigo, enquanto tu corres na direcção contrária.
Existem homens e mulheres que enfrentam o calor das chamas, as águas revoltadas, os abismos, os rochedos gigantes e os perigos da incerteza, para salvar vidas alheias, para salvar a tua vida.
Existem homens e mulheres que arriscam a própria vida em defesa de riquezas que não lhes pertencem, as tuas riquezas.
Existem homens e mulheres que vêm diariamente a sua imagem reflectida nos olhos dos que em desespero, chamam por ajuda.
Existem homens e mulheres que não poupam sacrifícios no cumprimento do dever.
Estes homens e mulheres poderiam ser chamados de heróis, mas eu prefiro chamá-los de, Bombeiros.
Para ostentar esta farda, é preciso ter muito mais do que só sonhos, é preciso coragem para ir onde ninguém quer ir, para colocar em risco a vida por pessoas que nunca viu.
É preciso frieza para manchar a farda com sangue, das pessoas que ontem criticavam as nossas opções e zelar pela sua vida como se fosse a mais importante de todas.
É preciso saber que a mesma mão que se estende a pedir socorro, muito dificilmente se voltará a estender em sinal de agradecimento.
Não se pode gostar de natal nem de pascoa, de ano novo ou de Carnaval, pois enquanto o mundo festeja, os nossos olhos permanecem atentos e a alma sempre velando pela segurança daqueles que estão sob nossas asas.
Para ser bombeiro o corpo precisa de saber que não há diferença entre a madrugada fria, ou o verão quente, e que entre a água e o fogo... todos se igualam ao som das sirenes.
É preciso gostar de química, entender um pouco de física, gostar de camiões, entender como funciona o corpo humano, saber conversar com o fogo e com a água, mas principalmente tem que gostar da vida, saber que nem todas as estrelas do céu valem uma vida, e para salvá-la, tudo o que se tem, terá que ser colocado há disposição, inclusive a própria vida do bombeiro.
Ana Santos
Bombeira nos Voluntários da Póvoa de Varzim
Sem comentários:
Enviar um comentário