Henrique Sales Henriques, antigo comandante dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha, morreu ontem, aos 87 anos de idade. Conhecido a nível nacional como o "comandante dos comandantes", exerceu o cargo durante 32 anos consecutivos, entre 1969 e 2001.
Natural de Caldas da Rainha, foi presidente da mesa da assembleia geral da Associação Humanitária da corporação, instituição que o avô ajudou a fundar, até à data.
Além de várias funções associativas a nível regional, desempenhou o cargo de vereador na Câmara Municipal de Caldas da Rainha durante dois mandatos.
Em 2011, Sales Henriques foi ainda a primeira personalidade em Portugal a receber a Fénix de Honra a título individual, a segunda mais alta distinção a seguir ao Colar de Mérito dos Bombeiros, pela Liga dos Bombeiros Portugueses.
"Era uma pessoa de referência nacional e presença extraordinária, com uma larga experiência" na área, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA José António Silva, segundo comandante da corporação.
"Era muito respeitado e teve uma vida muito preenchida", acrescentou o responsável.
O corpo vai estar em câmara ardente a partir das 11 horas de hoje, no quartel dos Bombeiros Voluntários.
O funeral realiza-se amanhã de manhã, pelas 11 horas, com uma cerimónia no quartel, seguindo depois para o cemitério de Santo Onofre.
Fonte: http://www.regiaodeleiria.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário