Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão Realizam 6 Simulacros Quase em Simultâneo - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão Realizam 6 Simulacros Quase em Simultâneo


No passado dia 31 Outubro 2015, inserido nas comemorações do 125º aniversário, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Famalicão realizou 6 simulacros.

 Todos os voluntários disponíveis foram convocados para comparecerem no quartel naquele dia ás 14h00 para simulacro, sem saberem quais os cenários ou envolvência de meios que iriam ter.

Ás 14h30 foram começando a entrar chamadas na central para vários cenários distintos para os quais os bombeiros foram saindo para prestar socorro como se situação real se tratasse. Foi instalado um centro de gestão das ocorrências no quartel gerido por 4 chefes que iam organizando o despacho de meios e enviando reforços conforme iam recebendo os pontos de situação dos teatros de operações.

 1 acidente de viação entre 2 viaturas com 3 feridos encarcerados na freguesia de Esmeriz, 1 incêndio industrial com 2 vítimas queimadas na freguesia de Calendário, 1 despiste de motociclo com 1 ferido na freguesia de Famalicão, 1 acidente com viatura de transporte matérias perigosas com fuga de gás inflamável e 2 feridos na freguesia de Famalicão, 1 vítima desaparecida num edifício fabril em ruínas na freguesia de Calendário e 1 acidente de viação entre 3 viaturas com 4 feridos na freguesia de Antas, estando uma delas em chamas e a outra caída num silvado sem acesso, foram os cenários criados para colocar á prova os operacionais deste corpo de bombeiros. Foram mobilizados no total dos exercícios 30 veículos e 103 operacionais.

Em nota á imprensa, o comando do corpo de bombeiros informa que "são estes exercícios sem preparação prévia, que permitem testar a operacionalidade e retirar ilações concretas, sendo esse o objectivo principal do comando deste corpo de bombeiros quando idealizou estes cenários bem como o método de abordagem aos mesmos. O balanço é francamente positivo, tendo os operacionais dado uma resposta cabal de competência que muito orgulham os responsáveis desta instituição."






















Sem comentários:

Enviar um comentário