O Corpo de Bombeiros do Sul Sueste (Barreiro) realizou no passado dia 5 de novembro, no âmbito do Plano de Emergência Interno da LBC Tanquipor (indústria SEVESO), um exercício de simulacro de fuga de acrilonitrilo num dos braços de descarga do cais fluvial.
O simulacro foi concretizado perante um cenário que resultou da simulação de um incidente ocorrido na sequência de uma fuga de acrilonitrilo num dos braços de descarga do cais fluvial.
A atuação dos bombeiros teve o enfoque na mitigação do risco de incêndio e explosão, mediante o estabelecimento de linhas de água para colocação de espumífero na bacia de contenção, proteção ao navio atracado no cais e socorro a uma vítima simulada.
O exercício de simulacro envolveu seis veículos operacionais: Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI), Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios (VLCI), duas Ambulâncias de Emergência (ABSC) e dois Veículos de Comando Tático (VCOT), envolvendo 12 bombeiros e dois elementos de Comando.
O simulacro teve como objetivo a prevenção e controlo dos perigos associados a acidentes graves que possam envolver substâncias perigosas armazenadas no complexo da LBC Tanquipor.
Fonte: Rostos.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário