Cipriano Alves, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela (RAHBVV), já tem em mãos duas listas candidatas ao ato eleitoral do próximo dia 25 de outubro e que servirá para eleger os Órgãos Sociais para o triénio 2015/2018.
A informação foi confirmada pelo próprio General Cipriano Alves que, em declarações ao RVJornal, disse ter recebido no domingo, dia 04, a primeira lista candidata a sufrágio e que é liderada pelo atual presidente da Direção da RAHBVV, João Ilídio Costa. Já a segunda lista é encabeçada por Paulo Jorge Lopes e foi-lhe entregue na tarde de segunda-feira, dia 05
O prazo para a entrega de candidaturas termina apenas às 24h00 do dia 16 de outubro, facto que foi salientado pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral da RAHBVV, afirmando que, só nessa altura, poderá confirmar o número definitivo de listas.
Entretanto, à Rádio Vizela e ao RVJornal, foi dada a conhecer a composição das duas candidaturas. João Ilídio Costa que encabeça a lista A apenas acrescentou que, em breve, prestará informação sobre o manifesto eleitoral que sustenta a sua recandidatura. Foi a 18 de setembro, em Assembleia Geral extraordinária, que João Ilídio Costa anunciou a sua recandidatura. O anúncio da recandidatura à presidência da RAHBVV foi feito em resposta a uma questão direta do associado e bombeiro Paulo Félix e João Ilídio Costa justificou, na altura, a sua decisão: “O assunto já havia sido abordado em Conferência de Imprensa e, de facto, eu não queria deixar a situação do Comandante em aberto e, como tal, sinto obrigação de dar estabilidade à associação e conforto à população. Se o Tribunal nos der razão, Paulo Oliveira fará aquilo que entender, se perdermos a causa recorreremos para o Tribunal Central Administrativo do Norte”. Já nessa altura estava sobre a mesa a eventualidade da apresentação de uma segunda lista e o atual presidente louvou, perante os associados presentes, essa possibilidade: “Há aí um candidato (…) e isso é bom, é sinal de vitalidade e que há pessoas interessadas nos bombeiros”.
Já na última semana Paulo Jorge Lopes deu a conhecer a sua intenção de liderar uma candidatura às eleições para os Órgãos Sociais da RAHBVV. No entanto, na altura, afirmou que só justificaria esta decisão, após entrega da Lista, o que já se verificou. O candidato diz agora ao RVJornal que esta candidatura era já “uma intenção antiga”. “À imagem do que felizmente acontece com todos os vizelenses, o carinho e paixão por esta nobre instituição sempre dominou os meus sentimentos. Sou um apaixonado pela ação que os Bombeiros de forma estóica e voluntária desenvolvem”. Diz ainda ter refletido e concluído que “era chegada a hora de prestar um serviço aos Bombeiros (…) A minha candidatura responde a um apelo do coração e é dominada pela devoção e pela paixão”. Assegura olhar para a instituição “com enorme respeito, pelo que a mesma representa: “Respeito aos seus servidores, bombeiros e dirigentes que até hoje, e sem exceção, construíram a sua história. Fica o meu reconhecimento público”.
No entanto, Paulo Jorge Lopes entende que é importante “uma mudança do estilo de liderança, ter hierarquias bem estruturadas e uma linha de comunicação definida, assim como uma maior aposta nos bombeiros, quer ao nível de equipamento e formação, quer ao nível pessoal”. Desta feita garante, Paulo Jorge Lopes, que a sua candidatura assenta numa gestão “exigente e criteriosa, protagonizada por gente capaz, com provas dadas e que pretendem proporcionar à RAHBVV um serviço de qualidade”. E acrescentou: “Parece-me que até hoje se consumiram recursos para alimentar algumas megalomanias e luxos em detrimento de investimentos nos Bombeiros e a nossa prioridade vai-se direcionar para os equipamentos diretamente relacionados com a operacionalidade e segurança dos nossos Bombeiros”.
Quanto à equipa que o acompanha, define-a como uma lista de homens e mulheres que “de forma decidida e entusiasmada anuíram ao convite”: Segundo o candidato, não foi difícil formar esta equipa e “é óbvio que existem outros apoios”, adiantou. “Quando decidi candidatar-me, promovi inúmeros contactos com grandes apoiantes beneméritos e associados dispostos a apoiar e contribuir para esta Associação, felizmente todos se mostraram disponíveis a apoiar os Bombeiros e neste caso, apoiando a equipa por mim liderada”, explicou.
Paulo Jorge Lopes entende ainda que “esta não foi uma fase boa na vida da associação”, olhando ao caso relacionado com o ex-comandante Paulo Oliveira mas prefere “não fazer juízos de valor acerca dos seus protagonistas nem das causas que a motivaram”. “Uma coisa é certa, eu e a minha equipa queremos é que a nossa nobre associação seja a única vencedora neste processo e queremos dotar esta instituição de meios e condições que lhes permitam num clima de paz e tranquilidade, proporcionar um serviço de qualidade às nossas populações”.
Paulo Jorge Lopes rematou afirmando respeitar o candidato da Lista A, João Ilídio Costa, recusando apelidar o processo de combate eleitoral: “Só avanço, porque me sinto plenamente preparado para desenvolver esta tão exigente tarefa”.
Lista A
Assembleia Geral
Presidente – Cipriano de Sousa Fernandes Alves
Vice-Presidente – Marta Susana Dias de Oliveira
Secretário – Victor Manuel Fernandes Monteiro
Suplente – José Luís Miranda Abreu
Direção
Presidente – João Ilídio Monteiro da Costa
Vice-Presidente – José Manuel da Silva Pires
Secretário – António Torcato Duarte Faria
Tesoureiro – Armindo Rodrigo Pinto Martins
Vogal – Mário Estevão Monteiro da Costa
Vogal – José António da Silva Alves
Vogal – Alfredo Filipe Freitas Faria
Suplente – António Maria Almeida Vasconcelos
Suplente – Armindo Fernando Duarte Faria
Conselho Fiscal
Presidente – Flávio Miguel de Freitas Machado
Vice-Presidente – Maria Resgate Carvalho Lemos Salta
Secretário Relator – Júlio Cristiano Ferreira Brito
Suplente – António Carlos Pinto Fernandes
Lista B
Assembleia Geral
Presidente – Eduardo Armindo Ferreira Guimarães
Vice-Presidente – José Joaquim Vilela Borges
Secretário – Maria do Céu Neto da Silva Costa
Suplente – Rosa Celeste da Silva Lopes
Direção
Presidente – Paulo Jorge da Silva Lopes
Vice-Presidente – João Salgado Barbosa
Secretário – José Luís Ferreira Cunha
Tesoureiro – Ana Paula de Freitas Pinheiro
Vogal – Paulo Alexandre Sabino Almeida
Vogal – José Manuel Ribeiro Pereira de Sousa
Vogal – Paulo Miguel Trigo Morais
Suplente – Carlos Jorge de Matos Gonçalves
Suplente – José Alberto Vaz Portas Freitas
Conselho Fiscal
Presidente: António Monteiro Ferreira Neto
Vice-Presidente: Laura Fernandes Machado
Secretário-Relator: Vítor Manuel Oliveira Marques
Suplente: Júlio César de Lima Dias
Fonte: Radio Vizela
Sem comentários:
Enviar um comentário