Sardoal: Miguel Borges Fala em “Desigualdades” no Aniversário dos Bombeiros Municipais - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Sardoal: Miguel Borges Fala em “Desigualdades” no Aniversário dos Bombeiros Municipais


Sardoal recebeu a cerimónia dos 62 anos de existência dos Bombeiros Municipais do concelho, no passado dia 10 de outubro. O evento decorreu no centro cultural Gil Vicente onde se procedeu à entrega de condecorações a alguns membros da corporação.

Composta por 66 elementos, os Bombeiros de Sardoal, “são reconhecidos, pelos organismos externos, como dos principais ao nível da atividade de proteção e socorro”, adiantou à Antena Livre, Nuno Morgado, Comandante da cooperação.

“Os profissionais são o garante daquela intervenção imediata e permanente e garantem a salvaguarda das populações, do ambiente e do património e são sempre apoiados pelos voluntários”, explicou o responsável.

Sobre os objetivos futuros da corporação, Nuno Morgado referiu-se à necessidade de uma ampliação das atuais instalações. “Consideramos que estamos bem equipados, contudo há sempre algo para melhorar. Dado que as solicitações da Proteção Civil são constantes, por exemplo com as instalações de meios aéreos, de brigadas e de grupos durante o verão, há a necessidade de remodelar e aumentar as nossas instalações”, explicou.

“Continuar a apostar na aquisição e substituição de equipamentos é o objetivo. Estas ideias só serão possíveis através de fundos comunitários”, finalizou o responsável.

Presente na cerimónia, Miguel Borges, presidente da CM de Sardoal, referiu-se a “desigualdades” nas verbas atribuídas às cooperações municipais.

“O Estado deveria de ver melhor a diferença entre os municípios que têm corpos municipais e outros que não têm. Há desigualdades enormes. No nosso caso, mais de 10% do orçamento municipal é para os bombeiros”, confessou o autarca.

“Não aceito quando ouço e não entendo como é que o Estado permite que hajam municípios ou associação humanitárias onde não há dinheiro para gasóleo ou para refeições, no Sardoal nunca aconteceu, não acontece ou acontecerá”, garantiu Miguel Borges.

“O que vem no orçamento do Estado, a fatia que vem para a proteção civil, em muitos municípios não é aplicada na proteção civil”, adiantou o presidente.

“ Sardoal é dos poucos municípios que tem bombeiros municipais, é algo que eu defendo e tenho muito orgulho em conseguirmos comemorar mais um ano”, finalizou o autarca.

JMC

Crédito: CM Sardoal

Sem comentários:

Enviar um comentário