Mulheres Bombeiro com "Mesmas Funções que os Homens” - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Mulheres Bombeiro com "Mesmas Funções que os Homens”

A Póvoa de Lanhoso recebeu no último sábado, dia 17, o IV Encontro Nacional de Mulher Bombeiro. A corporação de Vizela esteve representada e Ana Luísa Alves, Adjunta de Comando dos Bombeiros Voluntários de Vizela (BVV), que também esteve presente, fala-nos deste dia e da sua experiência enquanto mulher bombeiro.

Ana Luísa Alves integra o corpo ativo dos BVV há 11 anos. Ser bombeira nunca foi um sonho, aconteceu devido à vontade de fazer voluntariado. Segundo nos contou, estava a terminar o curso de Direito quando decidiu entrar na Escola de Bombeiro: “A entrada nos bombeiros surgiu por uma vontade de fazer voluntariado, na altura em que abriu a escola. Na ocasião fui falar com o Comandante da altura e comuniquei-lhe que pretendia fazer voluntariado, principalmente na minha área, no Direito. Como estava a iniciar a primeira escola de mulheres bombeiro aqui em Vizela, na altura, o Comandante perguntou-me e por que não fazer a escola? E foi assim que comecei. Foi por acaso, digamos assim, não tenho familiares nos bombeiros, não tinha qualquer referência nem nenhuma ligação aos bombeiros”.

Desde que ingressou nos BVV, Ana Luísa Alves referencia como nota positiva a adesão de mais mulheres nas fileiras dos bombeiros: “A principal evolução é o crescimento do número de mulheres que integram a corporação de bombeiros, tem havido um aumento de há onze anos para cá, houve também bombeiras que suspenderam a atividade, mas isso também acontece com os homens, por motivos profissionais, pessoais, e cada vez mais se sente que as mulheres estão mais integradas no próprio dia a dia, no quotidiano da corporação, o que é extremamente positivo”. Ainda assim, ao nível nacional o corpo de bombeiros tem cerca de 80% de homens e 20% de mulheres. De acordo com Ana Luísa Alves, em Vizela os números são semelhantes. “Somos 33 mulheres bombeiras, mais seis estão no quadro de reserva, somos 27 no ativo. Do lado masculino temos 106 homens no ativo. Portanto, um quarto dos bombeiros no ativo são mulheres. Estamos dentro dessas estatísticas”, afirmou.

Na último fim de semana, na Póvoa de Lanhoso estiveram presentes cerca de 200 bombeiras de norte a sul do país. Neste que foi o IV Encontro Nacional de Mulher Bombeiro do quartel de Vizela estiveram presentes oito elementos. O objetivo principal, segundo Ana Luísa Alves, era “divulgar um pouco o que se faz e que as mulheres têm funções iguais aos homens e sensibilizar e também apelar e motivar para que outras mulheres ingressem nos bombeiros”.

Para além dos momentos de convívio, houve também “troca de experiências, de conhecimentos e o contacto com outras realidades”. Possível foi ainda conhecer um pouco mais os pontos históricos da Póvoa de Lanhoso.

Neste encontro, Ana Luísa Alves fez ainda parte da mesa da sessão solene, na qualidade de mulher bombeiro mais graduada do distrito de Braga. Nesta altura, Ana Luísa Alves e outra colega dos Bombeiros de Famalicão são as únicas Adjuntas de Comando em todo o distrito.

Fonte: Radio Vizela

Sem comentários:

Enviar um comentário