Foram três dias de grande movimento na antiga Metalimex onde se reuniram várias forças de socorro que praticaram um treino teórico de busca em caso de uma catástrofe a afectar a península de Setúbal
Durante três dias, várias entidades do concelho de Setúbal e de outras partes do território nacional e internacional estiveram num exercício designado como EU SETEX - USAR 2015. Este exercício que movimento mais de 100 operacionais de vários ramos de segurança e salvamento nacionais e europeus, decorreu nas antigas instalações da Metalimex em Vale de Rosa, Setúbal.
O cenário montado foi estudado ao pormenor por parte da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, que em parceria com diversas entidades realizou desde terça-feira o exercício e que pôs em prática e teórica os parâmetros de busca e resgate em estruturas colapsadas.
A iniciativa insere-se no âmbito de uma candidatura ao Programa de Troca de Peritos de Protecção Civil, da União Europeia, onde estiveram operacionais dos Bombeiros de França e Espanha que acompanharam o trabalho dos bombeiros e entidades de socorro nacionais. O exercício serviu ainda para uma partilha de conhecimentos, técnicas, modelos organizativos e capacidades de resposta ao funcionamento em caso de intervenção.
No local estiveram 13 operacionais da equipa de busca e resgate da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, assim como 25 militares do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.
O treino foi ainda presenciado pelo coordenador da Associação Nacional dos Alistados das Formaçõess Sanitárias (ANAFS) que esteve no local a coordenar a equipa da associação no apoio ao exercício.
Fonte: Diário do Distrito
Sem comentários:
Enviar um comentário