A Câmara do Cartaxo adquiriu uma nova ambulância de socorro – Tipo B para equipar o corpo de bombeiros municipais.
Este veículo custou quase 50 mil euros e inclui todo o equipamento que permite suporte básico de vida e estabilização e transporte de doentes com necessidade de assistência durante esse transporte. Para justificar o investimento, o presidente da Câmara destaca o trabalho dos Bombeiros Municipais que “até final do mês de agosto, já tinham dado resposta a 1976 emergências pré-hospitalares, o que representa cerca de 247 por mês, ou seja, uma média de 50 serviços por mês por cada um dos veículos disponíveis”. Pedro Ribeiro considera que este “não um custo, mas um investimento num serviço público essencial”, recordando que “os Bombeiros Municipais do Cartaxo não prestam apenas socorro à população residente no concelho, mas também aos milhares de pessoas que diariamente circulam no nosso território”.
“São estas mulheres e homens que, 24 horas por dia, estão disponíveis para salvar vidas, socorrer os mais desprotegidos e ainda proteger os bens de pessoas e de empresas”, disse o autarca, frisando que “não nos podemos lembrar que os bombeiros existem apenas quando precisamos deles, precisamos dar-lhes as condições para que possam estar disponíveis e prontos a responder quando lhes pedimos ajuda”.
David Lobato, comandante em Exercício da corporação, afirmou que a ambulância agora adquirida “vem dar resposta à necessidade de reforçarmos o nosso apoio à população”. “As cinco ambulâncias que tínhamos, eram já insuficientes para o volume de serviços que nos são solicitados, só este ano ficámos impedidos de responder a 12 pedidos de socorro”, explicou o operacional.
A autarquia já tinha adquirido outros equipamentos em junho de 2014, nomeadamente de proteção individual e um novo veículo de combate a incêndios florestais, que representaram um investimento total de cerca de 200 mil euros e que foram obtidos com o apoio de fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
Fonte: O Ribatejo
Sem comentários:
Enviar um comentário