Os Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses vão participar hoje, 10 de outubro, no primeiro curso em Portugal sobre Abordagem do Parto em Ambulância, a decorrer no Centro Biomédico de Simulação (CBS) CHP/ICBAS, no Porto.
A iniciativa é organizada pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) e pelo Centro Materno Infantil do Norte do Centro Hospitalar do Porto (CHP), conjuntamente.
Durante o curso, Rosa Zulmira Macedo e Graça Buchner, médicas obstetras, vão trabalhar com os bombeiros participantes no sentido de os ajudar a desenvolver competências em assistência de emergência ao parto eutócico, assistência ao parto de pelve e manobras para resolução de distócia de ombros.
Durante cinco horas irão decorrer sessões teóricas, atividades de grupo e treinos práticos.
O CBS CHP/ICBAS tem uma ambulância dos Bombeiros do Marco, sendo que a formação prática será ministrada no interior desse mesmo veículo.
Os bombeiros voluntários marcoenses serão os primeiros a receber formação, durante o período da manhã. Durante a tarde será a vez dos bombeiros de Baltar (Paredes).
Para Sérgio Silva, comandante dos bombeiros voluntários de Marco de Canaveses, esta formação é “uma mais-valia para que os bombeiros tenham uma melhor preparação e possam agir em conformidade nas situações de parto que lhes possam ocorrer”.
Segundo o marcoense Bruno Magalhães, investigador do Centro Biomédico de Simulação CHP/ICBAS, esta é a primeira edição mas espera-se poder formar bombeiros de todo o território.
Fonte: A Verdade
Sem comentários:
Enviar um comentário