O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões norte e centro, em especial no litoral e durante a manhã, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral oeste, em especial durante a tarde, e nas terras altas.
Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, descida da temperatura máxima e mínima, em especial nas regiões centro e sul.
Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas terras altas, possibilidade de ocorrência de trovoada e vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando do quadrante sul nas terras altas.
Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento leste moderado a bonançoso.
Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 16 e 24 graus Celsius, no Porto entre 13 e 20, em Vila Real entre 10 e 23, em Viseu entre 9 e 21, em Bragança entre 9 e 25, na Guarda entre 10 e 19, em Coimbra entre 15 e 22, em Castelo Branco entre 13 e 28, em Portalegre entre 13 e 24, em Santarém entre 14 e 25, em Évora entre 12 e 28, em Beja entre 14 e 27, em Setúbal entre 14 e 22, em Faro entre 19 e 27, no Funchal entre 21 e 27, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores entre 18 e 23.
Mação e Sardial (Santarém) em risco "máximo" de incêndio
Os concelhos de Mação e Sardoal, no distrito de Santarém, apresentam hoje risco 'Máximo' de incêndio, de acordo com informação disponível na página do IPMA.
Segundo o Instituto, em risco 'Muito Elevado' de incêndio estão os concelhos Barrancos (Beja), Portel, Vendas Novas (Évora), Alcácer do Sal, Montijo e Alcochete (Setúbal), Ponte de Sor, Nisa, Gavião (Portalegre), Torres Novas, Coruche, Chamusca, Abrantes, Constância, Tomar (Santarém), Vila de Rei, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Castelo Branco e Oleiros (Castelo Branco).
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Fonte: Lusa/SOL
Sem comentários:
Enviar um comentário