Santo António e S. João São os Melhores Hospitais do País - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Santo António e S. João São os Melhores Hospitais do País


Dois grandes hospitais do Norte, Santo António e S. João, voltaram a destacar-se como os melhores do país, em dois estudos divulgados com intervalo de poucas horas.

O Centro Hospitalar do Porto (inclui Santo António) é pelo segundo ano consecutivo o melhor do país entre os hospitais mais diferenciados, de acordo com o estudo "TOP 5 - A Excelência dos Hospitais Portugueses" , realizado pela empresa IASIST. Os resultados desta avaliação, com base nos critérios de classificação definidos pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), foram apresentados esta manhã de terça-feira, em Lisboa.

Entretanto, um outro estudo, divulgado ontem à noite pela agência Lusa, realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) classifica o Hospital de S. João como o melhor do país. De acordo com os resultados provisórios da "Avaliação do Desempenho dos Hospitais Públicos (Internamento) em Portugal Continental (2014)", o S. João repete a liderança, enquanto o Hospital Beatriz Ângelo, (Loures), que funciona em regime de parceria público-privada, sobe do quarto ao segundo lugar.

Os dois estudos diferem nos indicadores que analisam e na forma como comparam os hospitais e, por isso, apresentam resultados diferentes. Enquanto no da IASIST os hospitais são divididos em grupos e comparados com outros da mesma dimensão e nível de diferenciação, sendo distinguidos os melhores de cada grupo, no da Escola Nacional de Saúde Pública comparam-se todos com todos e é feito um "ranking" nacional.

No que respeita aos indicadores, a avaliação da IASIST analisa o desempenho das unidades hospitalares na qualidade assistencial, eficiência e adequação. Já a avaliação da ENSP, coordenada por Carlos Costa, faz o"ranking" com base na avaliação de todos os episódios de internamento de 17 agrupamentos de doenças.

Segundo o estudo da IASIST, o Centro Hospitalar do Porto (inclui o Hospital de Santo António, o Centro Materno-Infantil do Norte e o Hospital Joaquim Urbano) foi considerado o melhor no grupo dos maiores hospitais onde estão também os Centros Hospitalares (CH) de S. João e Lisboa Norte.

O Hospital Santa Maria Maior, em Barcelos, o Hospital de Braga, o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa e a Unidade Local de Saúde do Minho venceram nos respetivos grupos, segundo a avaliação da IASIST.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário