Num só clique já é possível obter todas as informações sobre os incêndios que lavram nas florestas portuguesas.
Actualizado de dez em dez minutos com recurso aos dados da própria Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o fogos.tomahock.com é da responsabilidade de João Pina, estudante da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro. “Tenho alguns amigos que são bombeiros ou do INEM e que, nesta altura em que há mais incêndios, andam sempre a ver o site da ANPC.
Eles queixam-se da forma como a informação relativa aos incêndios é disponibilizada pois dizem estar muito dispersa e de não ser de rápida compreensão”, conta João Pina que também trabalha como programador no laboratório SAPO Labs/UA, no projecto SAPO Campus.
A entidade pública apresenta essa informação em formato PDF. “Estive uns dias no interior do país e, ao ouvir passar helicópteros e aviões mobilizados para o combate aos fogos, fui também ao site da ANPC para tentar perceber onde estava o incêndio. Realmente vi que a informação estava lá mas para aceder à respetiva visualização era muito complicado”, garante. Para além da visão geo-referenciada no mapa, no site cada incidente está categorizado (ocorrência significativa, chegada, alerta, em curso, em resolução, conclusão, encerrada).
Fonte: http://www.meiosepublicidade.pt/
