Quase 160 operacionais estavam hoje, cerca das 19:45, a combater um incĂȘndio em mato na zona de Freches, no concelho de Trancoso, distrito da Guarda, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
A ANPC adianta, na sua pĂĄgina na internet, que o fogo, que teve inĂcio pelas 15:00, estĂĄ a ser combatido por 157 operacionais, 46 viaturas e cinco meios aĂ©reos, sendo dois aviĂ”es mĂ©dios e um pesado.
Pelas 19:40, a mesma fonte indicava que o incĂȘndio progredia em "duas frentes ativas".
Fonte do Comando Distrital de OperaçÔes de Socorro da Guarda disse Ă agĂȘncia Lusa, pelas 19:45, que as chamas nĂŁo ameaçavam povoaçÔes e que o combate ao incĂȘndio estava a decorrer "favoravelmente".
"A Proteção Civil destaca na sua pĂĄgina os incĂȘndios florestais com mais de duas horas ou mais de 10 veĂculos operacionais ou ainda que envolvam trĂȘs ou mais meios aĂ©reos pesados".
De acordo com a entidade, Ă s 19:45 de hoje lavravam 65 fogos no paĂs, que estavam a ser combatidos por 1550 bombeiros e outros operacionais, com a ajuda de 387 veĂculos no terreno e 29 meios aĂ©reos. Vila Real era o distrito mais afetado.
Fonte: Noticias ao Minuto
