A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) admitiu hoje haver fissuras na ponte do IC35, em Entre-os-Rios, mas que não comprometem a segurança da infraestrutura que liga Castelo de Paiva a Penafiel.
"Estas fissuras, recorrentes e até mesmo naturais neste tipo de estruturas, não representam qualquer risco para a estabilidade e condições de segurança na utilização da mesma", lê-se num comunicado enviado à Lusa.
A existência de uma fissura naquela ponte sobre o rio Douro foi hoje denunciada pelo presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, que afirmou ter comunicado o caso à entidade que gere a rede rodoviária nacional.
Em resposta ao pedido de esclarecimento da agência Lusa, a Infraestruturas de Portugal esclareceu hoje que a ponte "foi alvo de uma inspeção, no âmbito de pedido de colaboração da empresa (na altura Estradas de Portugal) por parte do LNEC".
Segundo a Infraestruturas de Portugal, a inspeção concluiu que a travessia apresentava um "bom" estado de conservação.
Salienta-se também que a IP "realiza regularmente a inspeção e acompanhamento do estado de conservação das mais de 7.300 obras de arte a seu cargo, de norte a sul do país, garantindo a sua segurança e bom estado de manutenção".
No esclarecimento, refere-se, por outro lado, que "a sugestão pública de riscos para a segurança na utilização desta travessia apenas poderá resultar num desnecessário alarme das populações".
A obra de engenharia que apresenta a fissura denunciada pelo autarca de Castelo de Paiva integra o atual troço do IC35,com cerca de quatro quilómetros, construído na sequência da queda da ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os-Rios.
O lanço de via-rápida liga a zona de Castelo, em Castelo de Paiva, à rotunda junto ao quartel dos Bombeiros de Entre-os-Rios, do lado de Penafiel.
Fonte: SOL