Vila de Rei, Sardoal e Mação com Risco Máximo de Incêndio - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Vila de Rei, Sardoal e Mação com Risco Máximo de Incêndio


Os concelhos de Vila de Rei, Sardoal e Mação apresentam hoje risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

O IPMA colocou os concelhos de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, e de Mação e Sardoal, no distrito de Santarém, em risco máximo de incêndio.

De acordo com a página institucional do IPMA, outros 34 concelhos de distritos de Portugal continental estão sob risco muito elevado de incêndio, 24 dos quais no centro do país.

O restante mapa de Portugal continental encontra-se "pintado" a laranja e amarelo, cores que revelam que os concelhos estão com risco elevado de incêndio e moderado, respetivamente.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na quarta-feira 77 incêndios, que foram combatidos por 1.138 operacionais, com o apoio de 312 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado no litoral oeste, das regiões Norte e Centro até ao final da manhã e da região Sul até ao início da manhã.

Prevê-se ainda a possibilidade de ocorrência de chuvisco no litoral a norte do Cabo Raso até ao início da manhã.

O vento soprará fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste, em especial durante a tarde, com rajadas até 60 km/h a sul do Cabo Carvoeiro.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte de noroeste, tornando-se fraco a moderado a partir do final da manhã.

O IPMA prevê ainda uma pequena subida da temperatura mínima.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre 16 e 24 graus Celsius, no Porto entre 15 e 20, em Bragança entre 11 e 27, em Viseu e na Guarda entre 11 e 24, em Coimbra entre 15 e 24, em Leiria entre 14 e 21, em Portalegre entre 16 e 29.

Beja será a cidade mais quente, com previsões de 32 graus celsius, seguida de Évora e Castelo Branco com 31 enquanto no sul do país as máximas vão chegar aos 28 em Faro.

Fonte: Lusa