Nadadores Salvadores Resgataram e Reanimaram VIitima - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 7 de junho de 2015

Nadadores Salvadores Resgataram e Reanimaram VIitima


Nadadores Salvadores da Praia de Santa Eulália em Albufeira, resgatam vítima em paragem cárdio respiratória a qual recupera após vários minutos sem sinais de vida!

Quando trabalhamos em equipa e todos fazem a sua parte e se apoiam mutuamente, pode acontecer inclusive salvar-se uma vida, como foi o caso:

Sr. Francês, de 68 anos, com antecedentes clínicos do foro cardíaco, foi encontrado a flutuar em decúbito ventral, sem respirar e muito cianosado.

Apesar de estarem presentes Nadadores Salvadores de 2 concessões e dependentes de 3 entidades diferentes (de ambas as concessões e a AquaForm), estes funcionaram em equipa e, de forma coordenada, foi efetuado a alerta ao 112 ao mesmo tempo que entravam na água (ajudou muito aqui também o facto de todos terem tido a sua formaçãobase, ministrada de igual forma).

Rebocado o náufrago para o areal, foi efetuado suporte básico de vida, o qual teve o apoio de uma Médica que por coincidência estava no local, tendo posteriormente apoio também duma enfermeira.

Dada a celeridade do alerta e a alta operacionalidade dos Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA) e Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) estes chegaram, de acordo com o relato "surpreendentemente" depressa.

Mais uma vez o trabalho de equipa e a qualidade dos operacionais (igualmente de entidades diferentes mas com a mesma formação base) revelou-se da melhor forma: a vítima recuperou ventilação espontânea, tendo sido transportada ao Hospital de Faro, onde entrou com vida!

Para os que entendem menos de emergência médica, sublinho que neste género de situação a hipótese de recuperação de alguém é muito baixa.

Parabéns a todos envolvidos (sendo certo que às vezes fazemos tudo bem e mesmo assim não se consegue reverter uma paragem cárdio respiratória) quando uma vida é salva, o cerne da nossa missão é cumprido ao nível mais elevado e dá-nos mais alento para fazermos mais e melhor algo que tanto gostamos e para o qual tantas vezes nos sacrificamos.

Porque o que é bom é que deve ser primordialmente destacado, aqui fica o meu público apreço aos envolvidos.





Fonte: safeplace